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Título: Inclusão escolar e a construção da autonomia de um estudante com deficiência múltipla na perspectiva de suas educadoras
Autor(es): Gomes, Camila Alves Lima
Orientador(es): Zardo, Sinara Pollom
Assunto: Inclusão escolar
Estudantes com necessidades educativas especiais
Estudantes deficientes
Pessoas com deficiência - educação
Pedagogos - prática profissional
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 22-Out-2021
Referência: GOMES, Camila Alves Lima. Inclusão escolar e a construção da autonomia de um estudante com deficiência múltipla na perspectiva de suas educadoras. 2021. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este estudo objetiva compreender a perspectiva das educadoras sobre inclusão escolar e como essas perspectivas se relacionam com a construção da autonomia de um estudante com deficiência múltipla. Os objetivos específicos foram definidos como: i) conhecer as percepções da professora e da monitora sobre o processo de inclusão escolar de um aluno com deficiência múltipla; ii) analisar o desenvolvimento da autonomia do aluno a partir da relação com a professora e a monitora; iii) relacionar a influência das percepções da professora e da monitora em relação à atuação com o estudante com deficiência múltipla. O estudo se justifica a partir da escassez de estudos referentes à deficiência múltipla na perspectiva da autonomia e da interdependência e da importância de debater a inclusão na perspectiva crítica baseada no direito à educação. O mesmo foi impulsionado pela experiência do estágio em uma turma inclusiva de 5º ano de uma escola pública e pela observação da atuação pedagógica da professora e da monitora de um aluno com deficiência múltipla. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizada por ser um estudo de caso cujos instrumentos de geração de dados foram entrevistas narrativas com a professora e a monitora, análise documental e observação participante. Observou-se que ambas reconhecem no processo de inclusão escolar a busca pela recognição das potencialidades do aluno e buscam aprofundá-las, dando-lhe melhor qualidade de ensino. Ademais, ambas acreditam que a inclusão promove a autonomia, sendo verificada durante o processo de desenvolvimento do estudante.
Abstract: This study aims to understand the educators' perspective on school inclusion and how these perspectives relate to the construction of the autonomy of a student with multiple disabilities. The specific objectives were defined as: i) to know the perceptions of the teacher and the monitor about the process of school inclusion of a student with multiple disabilities; ii) to analyze the development of the student's autonomy based on the relationship with the teacher and the monitor; iii) to relate the influence of the teacher's and monitor's perceptions concerning to the performance with the subject with multiple disabilities. The study is justified by the scarcity of studies on multiple disabilities from the perspective of autonomy and interdependence and the importance of discussing inclusion from a critical perspective based on the right to education. It was driven by the experience of the internship in an inclusive class of the 5th year of a public school and by the observation of the performance of the teacher and the monitor of a student with multiple disabilities. The research is qualitative, characterized by being a case study whose data generation instruments were narrative interviews with the teacher and the monitor, document analysis, and participant observation. It was observed that both recognize in the process of school inclusion the search for the recognition of the student's potential and seek to deepen them, providing him a better quality of teaching. Furthermore, both believe that inclusion promotes autonomy, being verified during the student's development process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
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