Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Zardo, Sinara Pollom | - |
dc.contributor.author | Gomes, Camila Alves Lima | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Camila Alves Lima. Inclusão escolar e a construção da autonomia de um estudante com deficiência múltipla na perspectiva de suas educadoras. 2021. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo objetiva compreender a perspectiva das educadoras sobre inclusão
escolar e como essas perspectivas se relacionam com a construção da autonomia de
um estudante com deficiência múltipla. Os objetivos específicos foram definidos como:
i) conhecer as percepções da professora e da monitora sobre o processo de inclusão
escolar de um aluno com deficiência múltipla; ii) analisar o desenvolvimento da
autonomia do aluno a partir da relação com a professora e a monitora; iii) relacionar a
influência das percepções da professora e da monitora em relação à atuação com o
estudante com deficiência múltipla. O estudo se justifica a partir da escassez de
estudos referentes à deficiência múltipla na perspectiva da autonomia e da
interdependência e da importância de debater a inclusão na perspectiva crítica
baseada no direito à educação. O mesmo foi impulsionado pela experiência do estágio
em uma turma inclusiva de 5º ano de uma escola pública e pela observação da
atuação pedagógica da professora e da monitora de um aluno com deficiência
múltipla. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizada por ser um estudo de
caso cujos instrumentos de geração de dados foram entrevistas narrativas com a
professora e a monitora, análise documental e observação participante. Observou-se
que ambas reconhecem no processo de inclusão escolar a busca pela recognição das
potencialidades do aluno e buscam aprofundá-las, dando-lhe melhor qualidade de
ensino. Ademais, ambas acreditam que a inclusão promove a autonomia, sendo
verificada durante o processo de desenvolvimento do estudante. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes deficientes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - prática profissional | pt_BR |
dc.title | Inclusão escolar e a construção da autonomia de um estudante com deficiência múltipla na perspectiva de suas educadoras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-22T18:30:20Z | - |
dc.date.available | 2021-10-22T18:30:20Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29006 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to understand the educators' perspective on school inclusion and how
these perspectives relate to the construction of the autonomy of a student with multiple
disabilities. The specific objectives were defined as: i) to know the perceptions of the
teacher and the monitor about the process of school inclusion of a student with multiple
disabilities; ii) to analyze the development of the student's autonomy based on the
relationship with the teacher and the monitor; iii) to relate the influence of the teacher's
and monitor's perceptions concerning to the performance with the subject with multiple
disabilities. The study is justified by the scarcity of studies on multiple disabilities from
the perspective of autonomy and interdependence and the importance of discussing
inclusion from a critical perspective based on the right to education. It was driven by
the experience of the internship in an inclusive class of the 5th year of a public school
and by the observation of the performance of the teacher and the monitor of a student
with multiple disabilities. The research is qualitative, characterized by being a case
study whose data generation instruments were narrative interviews with the teacher
and the monitor, document analysis, and participant observation. It was observed that
both recognize in the process of school inclusion the search for the recognition of the
student's potential and seek to deepen them, providing him a better quality of teaching.
Furthermore, both believe that inclusion promotes autonomy, being verified during the
student's development process. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|