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Título: Ensino remoto emergencial na UnB e o perfil do aluno : o acesso às TDICs e as condições de uso
Autor(es): Martins, Wilmar Freitas
Orientador(es): Lacé, Andréia Mello
Assunto: Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Educação à distância
Tecnologia da informação e comunicação
Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Educação
Ensino superior
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 22-Out-2021
Referência: MARTINS, Wilmar Freitas. Ensino remoto emergencial na UnB e o perfil do aluno: o acesso às TDICs e as condições de uso. 2020. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho objetivou analisar como foi o acesso e as condições de uso das TDICs na Universidade de Brasília no período de 2020/1, em tempos de ensino remoto emergencial. Para isso, utilizou-se de abordagem qualitativa, materializada por meio de fontes primárias e secundárias, com levantamento bibliográfico e análise documental. Apoiado nos estudos de Joye (2020), Santana (2020), Silus (2020), Carmo (2020) e Cunha (2020). Os resultados nos mostram que o acesso e as condições de uso das TDICs na Faculdade de Educação estão diretamente relacionados às questões socioeconômicas, como renda, gênero e raça. Os grupos mais vulneráveis, que são grande parte dos estudantes, são aqueles que se mostram com maiores dificuldades em suas condições de estudo, seja por local adequado, acesso à internet ou equipamentos
Abstract: This work aimed to analyze the access and conditions of use of TDICs were at the the University of Brasilia in the period 2020/1, in times of emergency remote teaching. For this, a qualitative approach was used, materialized through primary and secondary sources, with bibliographic survey and documentary analysis. Supported by the studies of Joye (2020), Santana (2020), Silus (2020), Carmo (2020) and Cunha (2020). The results show us that the access and conditions of use of TDICs at the Faculty of Education are directly related to socioeconomic issues, such as income, gender and race. The most vulnerable groups, which are a large part of the students, are those who show the greatest difficulties in their study conditions, whether by adequate location, internet access or equipment
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.29005
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