Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lacé, Andréia Mello | - |
dc.contributor.author | Martins, Wilmar Freitas | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Wilmar Freitas. Ensino remoto emergencial na UnB e o perfil do aluno: o acesso às TDICs e as condições de uso. 2020. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho objetivou analisar como foi o acesso e as condições de uso das TDICs na
Universidade de Brasília no período de 2020/1, em tempos de ensino remoto emergencial. Para
isso, utilizou-se de abordagem qualitativa, materializada por meio de fontes primárias e
secundárias, com levantamento bibliográfico e análise documental. Apoiado nos estudos de
Joye (2020), Santana (2020), Silus (2020), Carmo (2020) e Cunha (2020). Os resultados nos
mostram que o acesso e as condições de uso das TDICs na Faculdade de Educação estão
diretamente relacionados às questões socioeconômicas, como renda, gênero e raça. Os grupos
mais vulneráveis, que são grande parte dos estudantes, são aqueles que se mostram com maiores
dificuldades em suas condições de estudo, seja por local adequado, acesso à internet ou
equipamentos | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino Remoto Emergencial (ERE) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação à distância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Ensino remoto emergencial na UnB e o perfil do aluno : o acesso às TDICs e as condições de uso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-22T18:28:01Z | - |
dc.date.available | 2021-10-22T18:28:01Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29005 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aimed to analyze the access and conditions of use of TDICs were at the the University
of Brasilia in the period 2020/1, in times of emergency remote teaching. For this, a qualitative
approach was used, materialized through primary and secondary sources, with bibliographic
survey and documentary analysis. Supported by the studies of Joye (2020), Santana (2020),
Silus (2020), Carmo (2020) and Cunha (2020). The results show us that the access and
conditions of use of TDICs at the Faculty of Education are directly related to socioeconomic
issues, such as income, gender and race. The most vulnerable groups, which are a large part of
the students, are those who show the greatest difficulties in their study conditions, whether by
adequate location, internet access or equipment | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.29005 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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