Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29003
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LudmillaPereiraAlves_tcc (1).pdf506,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Interações e brincadeiras : ludicidade na educação infantil
Autor(es): Alves, Ludmilla Pereira
Orientador(es): Pimentel, Nara Maria
Assunto: Educação infantil
Educação de crianças
Ludicidade
Desenvolvimento cognitivo
Desenvolvimento infantil
Atividades lúdicas
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 22-Out-2021
Referência: ALVES, Ludmilla Pereira. Interações e brincadeiras : ludicidade na educação infantil. 2021 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2021.
Resumo: Este estudo teve como objetivo apresentar, por meio de pesquisas bibliográficas, a importância da ludicidade no processo de aprendizagem durante o período da educação infantil. Por muito tempo, o potencial de retenção do conhecimento, nesta fase, foi negligenciado. No entanto, tal entendimento vem sendo mudado, tendo em vista que pesquisas científicas demonstraram que esse estágio da vida é de suma importância para a formação emocional e intelectual do ser humano. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e, conforme preceitua a Lei de Diretrizes e Bases - LDB/1996, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade em sua formação. Esta fase é a única do conhecimento escolar que está vinculada a uma idade própria, atendendo crianças de zero a três anos em creche e de quatro e cinco anos na pré-escola. A partir do levantamento feito em artigos científicos e trabalhos acadêmicos de diversos autores e estudiosos do tema foi possível deduzir que brincadeiras planejadas e direcionadas por educadores capacitados auxiliam, não somente no processo de ensino-aprendizagem, mas também, no desenvolvimento da criança enquanto indivíduo na construção de novas formas de pensar a sociedade, uma vez que, por meio do lúdico a criança aprende a se relacionar com o outro, seja competindo, cooperando ou vivenciando hábitos da cultura na qual está inserida.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2021. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.