Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pimentel, Nara Maria | - |
dc.contributor.author | Alves, Ludmilla Pereira | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Ludmilla Pereira. Interações e brincadeiras : ludicidade na educação infantil. 2021 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2021. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo apresentar, por meio de pesquisas bibliográficas, a
importância da ludicidade no processo de aprendizagem durante o período da educação
infantil. Por muito tempo, o potencial de retenção do conhecimento, nesta fase, foi
negligenciado. No entanto, tal entendimento vem sendo mudado, tendo em vista que
pesquisas científicas demonstraram que esse estágio da vida é de suma importância para a
formação emocional e intelectual do ser humano. A educação infantil é a primeira etapa da
educação básica e, conforme preceitua a Lei de Diretrizes e Bases - LDB/1996, tem como
finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico,
intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade em sua formação.
Esta fase é a única do conhecimento escolar que está vinculada a uma idade própria,
atendendo crianças de zero a três anos em creche e de quatro e cinco anos na pré-escola. A
partir do levantamento feito em artigos científicos e trabalhos acadêmicos de diversos autores
e estudiosos do tema foi possível deduzir que brincadeiras planejadas e direcionadas por
educadores capacitados auxiliam, não somente no processo de ensino-aprendizagem, mas
também, no desenvolvimento da criança enquanto indivíduo na construção de novas formas
de pensar a sociedade, uma vez que, por meio do lúdico a criança aprende a se relacionar com
o outro, seja competindo, cooperando ou vivenciando hábitos da cultura na qual está inserida. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.title | Interações e brincadeiras : ludicidade na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-22T18:18:46Z | - |
dc.date.available | 2021-10-22T18:18:46Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29003 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|