Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28816
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AmandaCarvalhoRibeiro_tcc.pdf445,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Legislação Participativa : atores e processos na PEC das Domésticas
Autor(es): Ribeiro, Amanda Carvalho
Orientador(es): Silva, Suylan de Almeida Midlej e
Assunto: Políticas públicas
Democracia participativa
Participação social
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 7-Out-2021
Referência: RIBEIRO, Amanda Carvalho. Legislação Participativa: atores e processos na PEC das Domésticas. 2020. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A Sugestão Legislativa é um dos instrumentos para a participação da sociedade civil organizada nas esferas decisórias. No processo legislativo a participação social é prevista na Constituição Federal, entretanto ainda é pouco utilizada e divulgada. A Comissão de Legislação Participativa (CLP) foi criada com o intuito de validar a participação social no poder legislativo, nela as entidades podem propor sugestões de leis, audiências públicas e emendas ao orçamento. O propósito da pesquisa em questão foi averiguar as ações que levaram uma sugestão legislativa a contribuir para a homologação da Lei Complementar 150/2015, lei essa que regulamenta a PEC das domésticas. Foi feita uma pesquisa descritiva, exploratória, documental e nos moldes da pesquisa qualitativa, utilizando o estudo de caso para compreensão da pergunta de pesquisa. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa no site da Câmara dos Deputados, arquivos digitais da Comissão e entrevistas. A análise de dados permitiu observar que a Comissão de Legislação Participativa pode melhorar em aspectos ligados a sua divulgação e o seu fortalecimento dentro da Câmara dos Deputados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.