Título: | Política pública de formação continuada para gestores escolares : um estudo do projeto Aprender sem parar – Gestão Democrática |
Autor(es): | Pereira, Gabriela da Silva |
Orientador(es): | Santos, Renata Callaça Gadioli dos |
Assunto: | Gestão escolar democrática Educação - participação dos pais Gestor escolar - formação continuada |
Data de apresentação: | 2020 |
Data de publicação: | 7-Out-2021 |
Referência: | PEREIRA, Gabriela da Silva. Política pública de formação continuada para gestores escolares: um estudo do projeto Aprender sem parar – Gestão Democrática. 2020. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) —Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O estudo parte do pressuposto de que a formação continuada para gestores escolares
é um fator importante para garantir a gestão democrática participativa nas unidades
de ensino. Em que, a partir desse modelo de gestão, a participação democrática é
exercida no âmbito escolar. Dessa forma, o objetivo geral foi analisar qual a
importância da formação continuada para os gestores escolares na promoção da
participação democrática nas escolas, a partir do Percurso Formativo Individual - PFI
de tema “Gestão para as aprendizagens: o fortalecimento da participação
democrática”. O PFI faz parte do projeto Aprender sem parar: Gestão Democrática,
desenvolvido pela EAPE, que busca o fortalecimento da gestão escolar democrática,
através da formação continuada para gestores escolares. Para o desenvolvimento da
pesquisa, foram feitas pesquisas bibliográficas e documentais, além da observação
participante. A pesquisa bibliográfica baseou-se em publicações científicas na área da
gestão escolar democrática. A observação participante foi desenvolvida através da
imersão na EAPE, para acompanhar e compreender a política pública. Além desses
meios destacados, a pesquisa contou com a participação de gestores/as por meio de
entrevistas semiestruturadas. Trata-se de uma pesquisa descritiva-explicativa de
natureza qualitativa. Em conclusão, a formação continuada apresentou resultados
positivos em relação à participação democrática nas escolas, apesar dos desafios a
serem superados tanto na política pública de formação continuada, quanto nas
práticas democráticas das escolas. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2020. |
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