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Título: Política pública de formação continuada para gestores escolares : um estudo do projeto Aprender sem parar – Gestão Democrática
Autor(es): Pereira, Gabriela da Silva
Orientador(es): Santos, Renata Callaça Gadioli dos
Assunto: Gestão escolar democrática
Educação - participação dos pais
Gestor escolar - formação continuada
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 7-Out-2021
Referência: PEREIRA, Gabriela da Silva. Política pública de formação continuada para gestores escolares: um estudo do projeto Aprender sem parar – Gestão Democrática. 2020. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) —Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O estudo parte do pressuposto de que a formação continuada para gestores escolares é um fator importante para garantir a gestão democrática participativa nas unidades de ensino. Em que, a partir desse modelo de gestão, a participação democrática é exercida no âmbito escolar. Dessa forma, o objetivo geral foi analisar qual a importância da formação continuada para os gestores escolares na promoção da participação democrática nas escolas, a partir do Percurso Formativo Individual - PFI de tema “Gestão para as aprendizagens: o fortalecimento da participação democrática”. O PFI faz parte do projeto Aprender sem parar: Gestão Democrática, desenvolvido pela EAPE, que busca o fortalecimento da gestão escolar democrática, através da formação continuada para gestores escolares. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram feitas pesquisas bibliográficas e documentais, além da observação participante. A pesquisa bibliográfica baseou-se em publicações científicas na área da gestão escolar democrática. A observação participante foi desenvolvida através da imersão na EAPE, para acompanhar e compreender a política pública. Além desses meios destacados, a pesquisa contou com a participação de gestores/as por meio de entrevistas semiestruturadas. Trata-se de uma pesquisa descritiva-explicativa de natureza qualitativa. Em conclusão, a formação continuada apresentou resultados positivos em relação à participação democrática nas escolas, apesar dos desafios a serem superados tanto na política pública de formação continuada, quanto nas práticas democráticas das escolas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2020.
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