Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Renata Callaça Gadioli dos | - |
dc.contributor.author | Pereira, Gabriela da Silva | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Gabriela da Silva. Política pública de formação continuada para gestores escolares: um estudo do projeto Aprender sem parar – Gestão Democrática. 2020. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) —Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo parte do pressuposto de que a formação continuada para gestores escolares
é um fator importante para garantir a gestão democrática participativa nas unidades
de ensino. Em que, a partir desse modelo de gestão, a participação democrática é
exercida no âmbito escolar. Dessa forma, o objetivo geral foi analisar qual a
importância da formação continuada para os gestores escolares na promoção da
participação democrática nas escolas, a partir do Percurso Formativo Individual - PFI
de tema “Gestão para as aprendizagens: o fortalecimento da participação
democrática”. O PFI faz parte do projeto Aprender sem parar: Gestão Democrática,
desenvolvido pela EAPE, que busca o fortalecimento da gestão escolar democrática,
através da formação continuada para gestores escolares. Para o desenvolvimento da
pesquisa, foram feitas pesquisas bibliográficas e documentais, além da observação
participante. A pesquisa bibliográfica baseou-se em publicações científicas na área da
gestão escolar democrática. A observação participante foi desenvolvida através da
imersão na EAPE, para acompanhar e compreender a política pública. Além desses
meios destacados, a pesquisa contou com a participação de gestores/as por meio de
entrevistas semiestruturadas. Trata-se de uma pesquisa descritiva-explicativa de
natureza qualitativa. Em conclusão, a formação continuada apresentou resultados
positivos em relação à participação democrática nas escolas, apesar dos desafios a
serem superados tanto na política pública de formação continuada, quanto nas
práticas democráticas das escolas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão escolar democrática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - participação dos pais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestor escolar - formação continuada | pt_BR |
dc.title | Política pública de formação continuada para gestores escolares : um estudo do projeto Aprender sem parar – Gestão Democrática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-07T12:37:36Z | - |
dc.date.available | 2021-10-07T12:37:36Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28814 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
|