Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28702
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IngridAlvesDeMagalhaes_tcc.pdf661,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Lúdico e tecnologia nos processos de ensino-aprendizagem da educação infantil
Autor(es): Magalhães, Ingrid Alves de
Orientador(es): Sá, Antônio Villar Marques de
Assunto: Educação infantil
Educação de crianças
Jogos educativos
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 28-Set-2021
Referência: MAGALHÃES, Ingrid Alves de. Lúdico e tecnologia nos processos de ensino-aprendizagem da educação infantil. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho aborda sobre a tecnologia aliada à utilização do lúdico, que é a ferramenta para alcançar a criança no ensino infantil, chamando sua atenção e despertando o interesse pelo tema, que é essencial devido a escola ser um dos primeiros locais onde a criança começa a ter contato com a sociedade, precisando se socializar e respeitar regras. Para aprofundamento do tema é necessário analisar se existe o preparo do docente durante os anos acadêmicos, no que tange a utilização do lúdico em sala e se esses professores sabem da necessidade dos jogos aliados ao aprendizado. O objetivo geral do trabalho é analisar o uso da tecnologia aliado ao lúdico na educação infantil. Como metodologia de pesquisa, adotou-se a pesquisa bibliográfica, sob método qualitativo e exploratório. Como resultado obtido, ficou evidenciado sobre o tema que a utilização do lúdico, ainda é pouco utilizada pelos docentes em sua aplicação na sala de aula, seja pela falta de recursos ou pelo desconhecimento da importância do lúdico no aprendizado infantil.
Abstract: This work deals with technology combined with the use of playfulness, which is the tool to reach children in early childhood education, drawing their attention and arousing interest in the theme. The theme is essential due to the school, which is one of the first places where the child begins to have contact with society, needing to socialize and respect the rules. To deepen the theme, it is necessary to analyze whether there is teacher preparation during the academic years, without the use of playfulness in the classroom and whether these teachers know about the need for games coupled with learning. The general objective of the work is to analyze the use of technology combined with playfulness in early childhood education. As a research methodology, bibliographic research was adopted, using a qualitative and exploratory method. As a result, it became evident on the theme that the use of playfulness is still little used by teachers in its application in the classroom, either due to the lack of resources or the lack of knowledge about the importance of playfulness in children's learning.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.