Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/28695
Título: | Relação afetiva interpares na recreação dirigida no Ensino Fundamental : mediação docente para inclusão de um aluno autista |
Autor(es): | Santana, Thiago Freitas |
Orientador(es): | Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de |
Assunto: | Educação física escolar Inclusão escolar Professores de educação física Autismo |
Data de apresentação: | 10-Jun-2021 |
Data de publicação: | 28-Set-2021 |
Referência: | SANTANA, Thiago Freitas. Relação afetiva interpares na recreação dirigida no Ensino Fundamental: mediação docente para inclusão de um aluno autista. 2021. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho aborda a atuação do professor sob a análise do ciclo de
mediação, bem como as ferramentas necessárias para promover a inclusão e
participação de um aluno nas recreações dirigidas e aulas de Educação Física. As
situações apresentadas foram vivenciadas durante a realização de estágio
supervisionado, onde foi constatada a necessidade de adequação das aulas para um
aluno com Transtorno de Espectro Autista. Mediante as dificuldades envolvendo a
inclusão do referido educando, o professor observou os elementos que poderiam
favorecer o alcance do objetivo, sendo a relação interpares um desses elementos,
além de outras ferramentas utilizadas, com destaque para a afetividade. Com base no
referido caso, foi realizada a análise das situações educativas sob a ótica do ciclo de
mediação e das estratégias de flexibilização educacional, que resultou no
desenvolvimento deste trabalho. Nesse sentido, observa-se que foram obtidos
resultados positivos tanto na prática inclusiva, como em análise teórica das
possibilidades de adaptação da mediação docente. Desta forma, conclui-se que as
experiências de aprendizagem mediadas são imprescindíveis para a melhoria na
qualidade de ensino e do desenvolvimento das crianças. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.