Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | Santana, Thiago Freitas | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Thiago Freitas. Relação afetiva interpares na recreação dirigida no Ensino Fundamental: mediação docente para inclusão de um aluno autista. 2021. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a atuação do professor sob a análise do ciclo de
mediação, bem como as ferramentas necessárias para promover a inclusão e
participação de um aluno nas recreações dirigidas e aulas de Educação Física. As
situações apresentadas foram vivenciadas durante a realização de estágio
supervisionado, onde foi constatada a necessidade de adequação das aulas para um
aluno com Transtorno de Espectro Autista. Mediante as dificuldades envolvendo a
inclusão do referido educando, o professor observou os elementos que poderiam
favorecer o alcance do objetivo, sendo a relação interpares um desses elementos,
além de outras ferramentas utilizadas, com destaque para a afetividade. Com base no
referido caso, foi realizada a análise das situações educativas sob a ótica do ciclo de
mediação e das estratégias de flexibilização educacional, que resultou no
desenvolvimento deste trabalho. Nesse sentido, observa-se que foram obtidos
resultados positivos tanto na prática inclusiva, como em análise teórica das
possibilidades de adaptação da mediação docente. Desta forma, conclui-se que as
experiências de aprendizagem mediadas são imprescindíveis para a melhoria na
qualidade de ensino e do desenvolvimento das crianças. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de educação física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo | pt_BR |
dc.title | Relação afetiva interpares na recreação dirigida no Ensino Fundamental : mediação docente para inclusão de um aluno autista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-28T12:48:50Z | - |
dc.date.available | 2021-09-28T12:48:50Z | - |
dc.date.submitted | 2021-06-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28695 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|