Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28610
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IsabelaEstevesRochaRamos_tcc.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Bibliotecas escolares e salas de leitura da rede pública de Taguatinga-DF
Autor(es): Ramos, Isabela Esteves Rocha
Orientador(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto: Bibliotecas escolares
Livros e leitura
Crianças - livros e leitura
Jovens - livros e leitura
Bibliotecários - prática profissional
Data de apresentação: 12-Mai-2021
Data de publicação: 20-Set-2021
Referência: RAMOS, Isabela Esteves Rocha. Bibliotecas escolares e salas de leitura da rede pública de Taguatinga-DF. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A pesquisa objetiva analisar a situação das bibliotecas escolares/salas de leitura em Taguatinga- DF que não possuem bibliotecários em sua coordenação, para identificar os produtos e serviços oferecidos por elas e o perfil dos seus responsáveis. Para tanto, elege a abordagem quali- quantitativa, por meio de questionários aplicados aos responsáveis das salas de leitura. Os resultados mostram que nenhuma das escolas atendem às especificidades de uma biblioteca escolar, constituindo-se apenas em salas de leitura. Conclui-se que a biblioteca escolar tem papel fundamental na formação dos estudantes, e a ausência de profissionais capacitados em sua gestão pode trazer consequências negativas para a comunidade educacional. Sendo assim, é evidente a necessidade da atuação de bibliotecários nas salas de leitura das escolas da rede pública.
Abstract: The research aims to analyze the situation of school libraries/reading rooms in Taguatinga-DF that do not have librarians in their coordination, to identify the products and services offered by them and the profile of those responsible for them. To do so, it chooses the qualitative and quantitative approach, through questionnaires applied to those responsible for the reading rooms. The results show that none of the schools meet the specific needs of a school library, constituting only reading rooms. It is concluded that the school library has a fundamental role in the education of students, and the absence of trained professionals in its management can have negative consequences for the educational community. Thus, it is evident the need for librarians to act in the reading rooms of public schools.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.