Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Torres, Ivna Maria Barros | - |
dc.identifier.citation | TORRES, Ivna Maria Barros. Educação bilíngue eletiva: métodos e práticas na educação infantil do Colégio Brasil Canadá Brasília. 2020. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal
compreender as práticas pedagógicas do Colégio Brasil Canadá Brasília
para o ensino bilíngue português-inglês na educação infantil. Por meio da
pesquisa realizada no Colégio Brasil Canadá Brasília, foi possível
identificar a motivação das práticas pedagógicas adotadas pela escola
quanto à utilização da língua inglesa. Partindo desse objetivo geral,
surgiram objetivos específicos que buscam: investigar as diferentes
formas de apresentação e tipos de educação bilíngue; apresentar e
analisar o novo documento de Diretrizes Curriculares Nacionais para a
oferta de Educação Plurilíngue; e mostrar e examinar a realidade em uma
escola bilíngue de educação infantil. Neste trabalho também serão
associadas as teorias sobre bilinguismo e Educação Bilíngue às práticas
pedagógicas do Colégio, bem como serão apresentadas a rotina dos
alunos, os espaços que eles frequentam e como todo o ambiente e as
atividades colaboram para o processo aprendizagem da língua inglesa. A
pesquisa resultou na definição do Colégio Brasil Canadá Brasília como
instituição de ensino que oferece Educação Bilíngue Eletiva e
Transicional, com programa de enriquecimento e em processo de
adequação às novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de
Educação Plurilíngue. O trabalho reflete a experiência vivenciada pela
autora e demonstra como a prática em sala de aula pode colaborar para
o processo de formação e capacitação de professores apresentando
possibilidades da atuação em sala de aula. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de inglês | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.title | Educação bilíngue eletiva : métodos e práticas na educação infantil do Colégio Brasil Canadá Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-17T10:55:04Z | - |
dc.date.available | 2021-09-17T10:55:04Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28589 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work has as main objective to understand the pedagogical
practices of Colégio Brasil Canadá Brasilia for bilingual PortugueseEnglish teaching in early childhood education. Through research
conducted at Colégio Brasil Canadá Brasília, it was possible to identify the
motivation of the pedagogical practices adopted by the school regarding
the use of the English language. Starting from this general objective,
specific objectives emerged that seek to: investigate the different forms of
presentation and types of bilingual education; present and analyze the new
document of National Curriculum Guidelines for the provision of
Plurilingual Education; and show and examine the reality in a bilingual
school for early childhood education. In this work, theories on bilingualism
and Bilingual Education will also be associated with the pedagogical
practices of the school, as well as the students' routine, the spaces they
attend and how the whole environment and activities will contribute to the
English language learning process. The research resulted in the definition
of Colégio Brasil Canadá Brasília as an educational institution that offers
Elective and Transitional Bilingual Education, with an enrichment program
and in the process of adapting to the new National Curriculum Guidelines
for the provision of Plurilingual Education. The work reflects the experience
lived by the author and demonstrates how the practice in the classroom
can contribute to the process of teacher education and training, presenting
possibilities of acting in the classroom. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.28589 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|