Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28589
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_IvnaMariaBarrosTorres_tcc.pdf2,22 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDias, Paula Maria Cobucci Ribeiro-
dc.contributor.authorTorres, Ivna Maria Barros-
dc.identifier.citationTORRES, Ivna Maria Barros. Educação bilíngue eletiva: métodos e práticas na educação infantil do Colégio Brasil Canadá Brasília. 2020. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal compreender as práticas pedagógicas do Colégio Brasil Canadá Brasília para o ensino bilíngue português-inglês na educação infantil. Por meio da pesquisa realizada no Colégio Brasil Canadá Brasília, foi possível identificar a motivação das práticas pedagógicas adotadas pela escola quanto à utilização da língua inglesa. Partindo desse objetivo geral, surgiram objetivos específicos que buscam: investigar as diferentes formas de apresentação e tipos de educação bilíngue; apresentar e analisar o novo documento de Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue; e mostrar e examinar a realidade em uma escola bilíngue de educação infantil. Neste trabalho também serão associadas as teorias sobre bilinguismo e Educação Bilíngue às práticas pedagógicas do Colégio, bem como serão apresentadas a rotina dos alunos, os espaços que eles frequentam e como todo o ambiente e as atividades colaboram para o processo aprendizagem da língua inglesa. A pesquisa resultou na definição do Colégio Brasil Canadá Brasília como instituição de ensino que oferece Educação Bilíngue Eletiva e Transicional, com programa de enriquecimento e em processo de adequação às novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue. O trabalho reflete a experiência vivenciada pela autora e demonstra como a prática em sala de aula pode colaborar para o processo de formação e capacitação de professores apresentando possibilidades da atuação em sala de aula.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordEducação bilínguept_BR
dc.subject.keywordProfessores de inglêspt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.titleEducação bilíngue eletiva : métodos e práticas na educação infantil do Colégio Brasil Canadá Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-17T10:55:04Z-
dc.date.available2021-09-17T10:55:04Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28589-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work has as main objective to understand the pedagogical practices of Colégio Brasil Canadá Brasilia for bilingual PortugueseEnglish teaching in early childhood education. Through research conducted at Colégio Brasil Canadá Brasília, it was possible to identify the motivation of the pedagogical practices adopted by the school regarding the use of the English language. Starting from this general objective, specific objectives emerged that seek to: investigate the different forms of presentation and types of bilingual education; present and analyze the new document of National Curriculum Guidelines for the provision of Plurilingual Education; and show and examine the reality in a bilingual school for early childhood education. In this work, theories on bilingualism and Bilingual Education will also be associated with the pedagogical practices of the school, as well as the students' routine, the spaces they attend and how the whole environment and activities will contribute to the English language learning process. The research resulted in the definition of Colégio Brasil Canadá Brasília as an educational institution that offers Elective and Transitional Bilingual Education, with an enrichment program and in the process of adapting to the new National Curriculum Guidelines for the provision of Plurilingual Education. The work reflects the experience lived by the author and demonstrates how the practice in the classroom can contribute to the process of teacher education and training, presenting possibilities of acting in the classroom.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.28589pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.