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Título: Reflexos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) : na gestão acadêmica dos cursos de Física, Geografia, História e Química
Autor(es): Oliveira, Gláucia Lamarc Lucas de
Orientador(es): Sousa, José Vieira de
Assunto: Avaliação educacional - ensino superior
Planejamento educacional
Data de apresentação: 11-Jul-2011
Data de publicação: 10-Fev-2012
Referência: OLIVEIRA, Gláucia Lamarc Lucas de. Reflexos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): na gestão acadêmica dos cursos de Física, Geografia, História e Química. 2011. xiii, 182 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A discussão proposta neste trabalho situa-se no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tendo como foco principal a percepção dos coordenadores acadêmicos dos cursos de graduação acerca do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade. O trabalho busca investigar e compreender como os resultados do Enade têm sido incorporados na gestão acadêmica dos cursos de Física, Geografia, História e Química. De forma articulada a este objetivo, a pergunta norteadora da pesquisa, ora relatada, é: em que medida os resultados do Enade 2008 vêm sendo incorporados na gestão acadêmica dos cursos de Física e Química da Universidade Católica de Brasília (UCB) e de Geografia e História da União Pioneira de Integração Social (UPIS)? A pesquisa foi realizada com base na abordagem qualitativa, apoiada na análise de documentos e em dados coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com os referidos coordenadores. O trabalho apresenta os resultados do Enade relativos a cada curso de graduação investigado e analisa como esses são incorporados na gestão acadêmica dos cursos. Todos os coordenadores entrevistados relataram utilizar os resultados do Enade para planejar as ações que serão tomadas nos cursos de graduação. Percebeu-se que um dos coordenadores ainda não compreende os reais objetivos do Enade e apresenta idéias contraditórias sobre o exame. De forma geral, conclui-se que é preciso que os coordenadores de curso, os alunos e a sociedade como um todo aprofundem seus conhecimentos a respeito do Sinaes e do Enade. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The discussion proposed in this paper lies in the context of the National Assignment of Higher Education (Sinaes), which focus the perception of academic coordinators of undergraduate courses on the National Survey of Student Performance - Enade. The work aims to investigate and understand how the results of Enade have been incorporated in the management of academic courses in Physics, Geography, History and Chemistry. In order to articulate this objective, the guiding question of the research reported here, is: to what extent the results of Enade 2008 have been incorporated in the management of academic courses in Physics and Chemistry of the University Catholic of Brasilia (UCB) and Geography and History Pioneer Union of Social Integration (UPIS)? The research was based on a qualitative research, based on documents and data analysis, collected through interviews with the coordinators. The work presents the results of the Enade for each undergraduate course investigate and analysis how they are incorporated in the management of academic courses. All the coordinators interviewed reported using the results of Enade to plan the actions to be taken in undergraduate courses. It was noticed that one of the coordinators still don‟t understand the real objectives of the present Enade and contradictory ideas about the exam. Overall, we conclude that it is necessary that the course coordinators, students and society has a whole lot to become more knowledgeable about the Sinaes and Enade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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