Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28501
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GabrielSouzaFirmino_tcc.pdf6,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de caso : adequação do sistema de condicionamento de ar da sala de monitoramento de um Data Center e análise da eficiência energética do chiller com alteração do setpoint de água gelada
Autor(es): Firmino, Gabriel Souza
Orientador(es): Rocha, Tallita Karolline Nunes
Assunto: Energia elétrica - consumo
Climatização
Monitoramento remoto
Água
Energia elétrica - transmissão
Ar condicionado - eficiência
Dinâmica dos fluidos
Eficiência energética
Data de apresentação: 16-Dez-2020
Data de publicação: 10-Set-2021
Referência: FIRMINO, Gabriel Souza. Estudo de caso: adequação do sistema de condicionamento de ar da sala de monitoramento de um Data Center e análise da eficiência energética do chiller com alteração do setpoint de água gelada. 2020. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto no consumo de energia de chillers operando com setpoint de temperatura de água gelada a 10∘C devido às condições do sistema de climatização da sala de operação e monitoramento de um Data Center. Foram realizadas simulações de Dinâmica dos Fluidos Computacional para analisar o comportamento do ar frio insuflado na sala, que causa desconforto térmico aos ocupantes, e uma proposta de ampliação dos pontos de retorno de ar. Foi proposta ainda a alteração do setpoint de temperatura de água gelada para 12∘C e analisados os dados de consumo do chiller operando na nova condição proposta. Os resultados mostraram que com o aumento de 2∘C no setpoint de temperatura de água gelada houve uma redução de 5% no consumo médio diário e uma economia de R$ 4.393,73 no período analisado.
Abstract: This work aims to analyze the impact on the energy consumption of chillers operating with the setpoint of chilled water temperature at 10∘C due to the conditions of the Data Center’s network operations center air conditioning system. Computational Fluid Dynamics simulations were carried out to analyze the behavior of the cold air blown into the room, which causes thermal discomfort to the occupants, and a proposal to expand the return air grilles. It was also proposed to change the setpoint of chilled water temperature to 12∘C and analyze the consumption data of the chiller operating in the new proposed condition. Results showed there was a reduction of 5% of daily consumption and saving of R$ 4,393.73 just by increasing 2∘C the setpoint of cold water temperature during the period analyzed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.