Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28466
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RebecaHelenSilvaSousa_tcc.pdf17,69 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de um dispositivo portátil de eletromiografia para o diagnóstico e biofeedback do bruxismo em vigília
Autor(es): Sousa, Rebeca Helen Silva de
Orientador(es): Silva, Jones Yudi Mori Alves da
Coorientador(es): Santos, Andrea Cristina dos
Assunto: Eletromiografia
Biofeedback
Bruxismo
Sinais eletromiográficos
Microprocessadores
Disfunção temporomandibular
Músculo temporal
Data de apresentação: 12-Dez-2019
Data de publicação: 7-Set-2021
Referência: SOUSA, Rebeca Helen Silva de. Proposta de um dispositivo portátil de eletromiografia para o diagnóstico e biofeedback do bruxismo em vigília. 2019. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esse trabalho descreve a pesquisa de viabilidade e o desenvolvimento de protótipo de um sensor eletromiográfico para um dispositivo portátil de biofeedback para bruxismo em vigília. Na implementação do protótipo foram utilizadas amplificadores e filtros para condicionar do sinal proveniente do músculo temporal. Os sinal de saída foi visualizado em um osciloscópio. Os resultados mostraram que é possível reconhecer o sinal eletromiográfico com alimentação e circuito compatíveis com a aplicação portátil. Concluiu-se que essas tecnologias são viáveis para essa implementação e que é possível servirem de auxilio no tratamento do bruxismo. As etapas de filtragem e amplificação permitiram identificar a atividade musculatória, a amplitude do sinal de saída ainda é baixa para ser aplicada a entradas de microprocessadores.
Abstract: This paper describes the feasibility research and prototype development of an electromyo- graphic sensor applied in a portable biofeedback device for waking bruxism. In the prototype implementation, amplifiers and filters were used to condition the signal from the temporal mus- cle. The output signals were observed on an oscilloscope. The results showed that it is possible to recognize the electromyographic signal with power and circuit compatible with the portable application. It was concluded that these technologies are viable for this implementation and that they can be used as an aid in the treatment of bruxism. The filtering and amplification steps allowed to identify the muscle activity, the output signal amplitude is still low to be applied to microprocessor inputs.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.