Título: | Vinho nas telas de cinema |
Autor(es): | Walker, Ana Lúcia |
Orientador(es): | Ginani, Verônica Cortez Verdésio, Juan |
Assunto: | Cultura Gastronomia Vinho Cinema |
Data de apresentação: | Dez-2005 |
Data de publicação: | 25-Mai-2009 |
Referência: | WALKER, Ana Lúcia. Vinho nas telas de cinema. 2005. 80 f. Monografia (Especialização em Gastronomia como Empreendimento)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005. |
Resumo: | Este trabalho visa demonstrar como o cinema, um meio de comunicação de
alto alcance, promove a valorização do vinho em suas produções
(estrangeiras). Colocando a bebida como tema principal, o cinema conquista
novos consumidores e cria novos hábitos e novos gostos. Para tanto, foram
analisados cinco filmes, do período de 1970 a 2005, que além do enfoque
especial dado ao tema, desvendam curiosidades sobre o vinho, sua história,
produção e tendências de consumo. Os filmes foram classificados de acordo
com o nível de aparição do vinho como, elevada ou moderada, porque o vinho
pode aparecer como coadjuvante ou protagonista nas cenas. A análise dos
filmes demonstrou que 2 apresentaram aparição elevada da bebida
(protagonista) e 3 aparição moderada (coadjuvante). Os dados mostram que o
cinema tem aumentado o interesse em divulgar a cultura do vinho, e
conseqüentemente, contribui para a sua popularização. A amplitude do alcance
desses filmes soma-se a globalização que exige mudanças no mundo do vinho,
tornando o mercado mais exigente e competitivo. Movimenta somas imensas e
exige elevados volumes de produção, fazendo com que o vinho deixe de ser
fabricado de maneira tradicional, conquistando uma dimensão industrial. O
tempo de maturação é reduzido, e a qualidade almejada é alcançada mais
rapidamente. A produção em alta escala proporciona grandes lucros,
transformando o setor em um grande negócio. |
Abstract: | This study intends to demonstrate how cinema, a media instrument of high
reach, increases the value of wine in its productions (foreign). By putting the
drink as main theme, cinema conquers new consumers and creates new habits
and tastes. Therefore, were analysed five movies, from the period between
1970 and 2005, that besides the special focus given to the theme, unveil
curiosities about wine, its history, manufacture and consume trends. The
movies were assorted according to the level of appearance of wine, as high or
moderate, once wine can appear on a supporting or leading role on the scenes.
The movies’ analysis demonstrates that two of them show high appearance of
the drink (leading role) and three, moderate appearance (supporting role). The
data shows that cinema has increased its interest in promoting the culture of
wine, what consequently contributes to its popularization. The wide range of
these movies, added to globalization, that demands changes in the wine world,
makes the market more particular and competitive. It moves great amounts and
demands a increase on the volume of production, what puts the traditional way
of manufacturing wine behind, for the advent of the new industrial way. The time
of ripeness is reduced and the quality intended can be reached shortly. A high
scale production promotes great profits, turning the sector into great business. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2005. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2005.12.TCC.284 |
Aparece na Coleção: | Gastronomia como Empreendimento
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