Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2822
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MaysaMeirellesCasella.pdf622,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A experiência em docência e sua relação com o planejamento de aula no ensino de lingua estrangeira (inglês)
Autor(es): Casella, Maysa Meirelles
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Planos de aula
Prática de ensino
Professores de inglês
Data de apresentação: 14-Jul-2011
Data de publicação: 7-Fev-2012
Referência: CASELLA, Maysa Meirelles. A experiência em docência e sua relação com o planejamento de aula no ensino de lingua estrangeira (inglês). 2011. xiii, 86 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso aborda uma análise sobre a relação entre o tempo de experiência em docência e as variáveis consideradas no momento do Planejamento de Aula. A construção do referencial teórico se deu por exposição de um breve histórico do planejamento, as suas definições, fases e níveis, culminando no tema do planejamento de aula, tendo como base principalmente as teorias de Vasconcellos (2010). Utilizando como ponto de partida a investigação das variáveis, foi realizada uma pesquisa em um Curso Livre de Inglês. Para tal, foram utilizadas entrevistas gravadas em áudio, análises documentais e dos discursos de uma supervisora de curso e de três professoras regentes com tempos diferentes de experiência em docência. Os elementos deste estudo conseguiram evidenciar algumas das variáveis consideradas pelas professoras investigadas, tais como o conteúdo que deverá ser tratado em cada aula; os objetivos da aula; as atividades que serão utilizadas; o tempo de cada aula; o tempo para cada atividade; o passo a passo da aula; os problemas que as professoras podem encontrar e como solucioná-los; o perfil da turma; o número de alunos em sala; o estilo de aprendizagem dos alunos; e o modo como o conteúdo curricular se relaciona ao cotidiano dos alunos. Sendo assim, concluindo-se que as variáveis de cada professora, em sua maioria, diferem entre si.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2822
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons