Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2822
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MaysaMeirellesCasella.pdf622,25 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
dc.contributor.authorCasella, Maysa Meirelles-
dc.identifier.citationCASELLA, Maysa Meirelles. A experiência em docência e sua relação com o planejamento de aula no ensino de lingua estrangeira (inglês). 2011. xiii, 86 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso aborda uma análise sobre a relação entre o tempo de experiência em docência e as variáveis consideradas no momento do Planejamento de Aula. A construção do referencial teórico se deu por exposição de um breve histórico do planejamento, as suas definições, fases e níveis, culminando no tema do planejamento de aula, tendo como base principalmente as teorias de Vasconcellos (2010). Utilizando como ponto de partida a investigação das variáveis, foi realizada uma pesquisa em um Curso Livre de Inglês. Para tal, foram utilizadas entrevistas gravadas em áudio, análises documentais e dos discursos de uma supervisora de curso e de três professoras regentes com tempos diferentes de experiência em docência. Os elementos deste estudo conseguiram evidenciar algumas das variáveis consideradas pelas professoras investigadas, tais como o conteúdo que deverá ser tratado em cada aula; os objetivos da aula; as atividades que serão utilizadas; o tempo de cada aula; o tempo para cada atividade; o passo a passo da aula; os problemas que as professoras podem encontrar e como solucioná-los; o perfil da turma; o número de alunos em sala; o estilo de aprendizagem dos alunos; e o modo como o conteúdo curricular se relaciona ao cotidiano dos alunos. Sendo assim, concluindo-se que as variáveis de cada professora, em sua maioria, diferem entre si.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPlanos de aulaen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.subject.keywordProfessores de inglêsen
dc.titleA experiência em docência e sua relação com o planejamento de aula no ensino de lingua estrangeira (inglês)en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-02-07T14:50:21Z-
dc.date.available2012-02-07T14:50:21Z-
dc.date.issued2012-02-07T14:50:21Z-
dc.date.submitted2011-07-14-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2822-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2822-
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons