Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28077
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_VeronicaRodriguesMendes_tcc.pdf1,81 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas de acessibilidade : análise de uma instituição de ensino no município de Goianésia - GO
Autor(es): Mendes, Verônica Rodrigues
Orientador(es): Costa, Ildenice Lima
Assunto: Acessibilidade
Políticas públicas
Educação inclusiva
Goiás (GO)
Necessidades especiais
Inclusão escolar
Cadeirantes
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 2-Ago-2021
Referência: MENDES, Verônica Rodrigues. Políticas de acessibilidade: análise de uma instituição de ensino no município de Goianésia - GO. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo questionar como as políticas públicas voltadas para acessibilidade de alunos com necessidades educacionais especiais estão sendo implementadas em uma escola regular da rede estadual de ensino da cidade de Goianésia-GO. Para tanto, em um primeiro momento, fez-se uma busca documental, de forma a identificar as leis que tratam sobre a acessibilidade na educação. A partir da revisão da literatura que aborda os aspectos sociais, legais e técnicos, foram feitos estudos teóricos de como deve ser um ambiente escolar acessível para o cadeirante, tendo como base o que propõe a Associação Brasileira de Normas e Técnicas – ABNT - NBR 9050/2015. Para a verificação da acessibilidade do local a ser pesquisado, foi elaborado um questionário e feitos registros fotográficos de alguns ambientes em que a acessibilidade é fundamental na escola. Através da análise dos dados coletados constatou-se, por meio de pesquisa de abordagem mista (qualitativa e quantitativa) que não basta apenas adequações arquitetônicas para que o ambiente se torne acessível, é preciso também que professores e alunos se socializem para a promoção de uma escola inclusa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.