Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Costa, Ildenice Lima | - |
dc.contributor.author | Mendes, Verônica Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Verônica Rodrigues. Políticas de acessibilidade: análise de uma instituição de ensino no município de Goianésia - GO. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve por objetivo questionar como as políticas públicas voltadas para
acessibilidade de alunos com necessidades educacionais especiais estão sendo implementadas
em uma escola regular da rede estadual de ensino da cidade de Goianésia-GO. Para tanto, em
um primeiro momento, fez-se uma busca documental, de forma a identificar as leis que tratam
sobre a acessibilidade na educação. A partir da revisão da literatura que aborda os aspectos
sociais, legais e técnicos, foram feitos estudos teóricos de como deve ser um ambiente escolar
acessível para o cadeirante, tendo como base o que propõe a Associação Brasileira de Normas
e Técnicas – ABNT - NBR 9050/2015. Para a verificação da acessibilidade do local a ser
pesquisado, foi elaborado um questionário e feitos registros fotográficos de alguns ambientes
em que a acessibilidade é fundamental na escola. Através da análise dos dados coletados
constatou-se, por meio de pesquisa de abordagem mista (qualitativa e quantitativa) que não
basta apenas adequações arquitetônicas para que o ambiente se torne acessível, é preciso
também que professores e alunos se socializem para a promoção de uma escola inclusa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Goiás (GO) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Necessidades especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cadeirantes | pt_BR |
dc.title | Políticas de acessibilidade : análise de uma instituição de ensino no município de Goianésia - GO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-02T13:31:28Z | - |
dc.date.available | 2021-08-02T13:31:28Z | - |
dc.date.submitted | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28077 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Gestão Pública Municipal
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