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Título: O visitante que não se vê : novos olhares sobre os processos de estudos de público
Autor(es): Florêncio, Israel Matheus Andrade
Orientador(es): Lins, Greyciane Souza
Assunto: Museus virtuais
Museus - acessibilidade
Estudo de usuários
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 2-Ago-2021
Referência: FLORÊNCIO, Israel Matheus Andrade. O visitante que não se vê: novos olhares sobre os processos de estudos de público. 2021. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A presente pesquisa visa compreender o estado atual dos estudos de público na área de museus no Brasil e sua aplicabilidade, tomando como aporte a tecnologia norteadora desses trabalhos na atual conjuntura de seu uso e de que forma pode auxiliar hoje e no futuro essas pesquisas. Este estudo também analisa adaptações acerca do ritmo imposto a essas instituições durante o ano de 2020 e os desdobramentos da pandemia (vírus SARS-CoV-2), buscando entender como essas instituições tratam o seu público e, referente a isso, propor uma nova abordagem sobre o mesmo. Utiliza-se como metodologia a revisão de literatura e a comparação estatísticas entre estudos de caso, concluindo sobre quais as novas vertentes que essas instituições podem se desenvolver. O trabalho se divide nas seguintes partes: o primeiro capítulo apresenta a situação dos estudos de público no Brasil, o segundo propõe comparações entre dados de três exposições distintas realizadas na Universidade de Brasília e o terceiro agrega novos olhares acerca do público virtual em museus. Por fim, conclui apresentando um panorama acerca de ferramentas informatizadas e da facilidade de implementação de estudos de público viabilizados por conta dessas tecnologias.
Abstract: This research aims to understand the current state of public studies in the area of museums in Brazil and its applicability, taking as input the guiding technology of these works in the current conjuncture of its use and how it can help these researches today and in the future. This study also analyzes adaptations about the pace imposed on these institutions during the year 2020 and the developments of the pandemic (SARS-CoV-2 virus), seeking to understand how these institutions treat their public and, regarding this, propose a new approach about the same. The methodology used is the literature review and statistical comparison between case studies, concluding on what new aspects these institutions can develop. The work is divided into the following parts: the first chapter presents the situation of public studies in Brazil, the second proposes comparisons between data from three different exhibitions held at the University of Brasília and the third adds new perspectives on the virtual public in museums. Finally, it concludes by presenting an overview of computerized tools and the ease of implementing public studies made possible by these technologies
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2021.
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