Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lins, Greyciane Souza | - |
dc.contributor.author | Florêncio, Israel Matheus Andrade | - |
dc.identifier.citation | FLORÊNCIO, Israel Matheus Andrade. O visitante que não se vê: novos olhares sobre os processos de estudos de público. 2021. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa visa compreender o estado atual dos estudos de público na
área de museus no Brasil e sua aplicabilidade, tomando como aporte a tecnologia
norteadora desses trabalhos na atual conjuntura de seu uso e de que forma pode
auxiliar hoje e no futuro essas pesquisas. Este estudo também analisa adaptações
acerca do ritmo imposto a essas instituições durante o ano de 2020 e os
desdobramentos da pandemia (vírus SARS-CoV-2), buscando entender como
essas instituições tratam o seu público e, referente a isso, propor uma nova
abordagem sobre o mesmo. Utiliza-se como metodologia a revisão de literatura e
a comparação estatísticas entre estudos de caso, concluindo sobre quais as novas
vertentes que essas instituições podem se desenvolver. O trabalho se divide nas
seguintes partes: o primeiro capítulo apresenta a situação dos estudos de público
no Brasil, o segundo propõe comparações entre dados de três exposições
distintas realizadas na Universidade de Brasília e o terceiro agrega novos olhares
acerca do público virtual em museus. Por fim, conclui apresentando um panorama
acerca de ferramentas informatizadas e da facilidade de implementação de
estudos de público viabilizados por conta dessas tecnologias. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus virtuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus - acessibilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudo de usuários | pt_BR |
dc.title | O visitante que não se vê : novos olhares sobre os processos de estudos de público | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-02T11:33:00Z | - |
dc.date.available | 2021-08-02T11:33:00Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28069 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to understand the current state of public studies in the area
of museums in Brazil and its applicability, taking as input the guiding technology
of these works in the current conjuncture of its use and how it can help these
researches today and in the future. This study also analyzes adaptations about
the pace imposed on these institutions during the year 2020 and the
developments of the pandemic (SARS-CoV-2 virus), seeking to understand how
these institutions treat their public and, regarding this, propose a new approach
about the same. The methodology used is the literature review and statistical
comparison between case studies, concluding on what new aspects these
institutions can develop. The work is divided into the following parts: the first
chapter presents the situation of public studies in Brazil, the second proposes
comparisons between data from three different exhibitions held at the University
of Brasília and the third adds new perspectives on the virtual public in museums.
Finally, it concludes by presenting an overview of computerized tools and the
ease of implementing public studies made possible by these technologies | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Museologia
|