Título: | A expansão das Big Techs nos mercados digitais e as killer acquisitions : a função do CADE no controle de estruturas na previsão de possíveis aquisições anticoncorrenciais |
Autor(es): | Zuquim, Pedro Cese Caram |
Orientador(es): | Carvalho, Ângelo Gamba Prata de |
Assunto: | Tecnologia digital Big Tech Direito antitruste Economia digital Agências reguladoras de atividades privadas Fusões e aquisições empresariais Concentração de mercado Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Brasil) |
Data de apresentação: | 21-Mai-2021 |
Data de publicação: | 11-Jun-2021 |
Referência: | ZUQUIM, Pedro Cese Caram. A expansão das Big Techs nos mercados digitais e as killer acquisitions: a função do CADE no controle de estruturas na previsão de possíveis aquisições anticoncorrenciais. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O século XXI vem sendo palco de profundas transformações na sociedade, a qual se
viu imersa em um rápido ritmo de desenvolvimento tecnológico. No compasso da prosperidade
cientifica, dentre as mais diversas áreas do conhecimento humano que foram beneficiadas
diretamente e indiretamente pelos novos conhecimentos, testemunhamos em primeira mão o
progresso das tecnologias digitais, as quais proporcionaram terreno fértil para o
desenvolvimento de grandes empresas nos mercados digitais, também conhecidas como Big
Techs, representadas principalmente por companhias já muito enraizadas na sociedade, como
Google, Apple, Facebook e Amazon. Dentre as diversas atividades promovidas pelas Big Techs
destaca-se o exercício do seu poder de compra, tema que vem gerando debates no meio
concorrencial. Na presente tese, busca-se abordar, sob a perspectiva do direito antitruste, a
estrutura de mercado nas quais estão imersas essas gigantes da tecnologia, além do conceito
de killer acquisition, modalidade de aquisição de pequenas empresas supostamente danosa ao
ambiente competitivo dos mercados digitais e suas reverberações, tanto nos meios acadêmicos
e quanto nas agências concorrencial. A partir do estudo da estrutura de compras realizadas
pelas Big Techs, naturalmente indaga-se até que ponto essa atividade pode ser prejudicial para
o mercado. As autoridades antitruste devem intervir? Quais os limites da intervenção das
agências? Tais perguntas, discutidas ao longo da obra, são de suma importância para o
desenvolvimento das ferramentas de vigilância das agências e, consequentemente, para o
melhor desenvolvimento dos mercados digitais. |
Abstract: | The 21st century has been the scene of profound changes in society, which has been
immersed in a rapid pace of technological development. In line with scientific prosperity,
among the most diverse areas of human knowledge that have benefited directly and indirectly
from new knowledge, we report at first hand the progress of digital technologies, as which
provided fertile ground for the development of large companies in digital markets, also know
as Big Techs, represented mainly by companies already very rooted in society, such as Google,
Apple, Facebook and Amazon. Among the various activities promoted by the Big Techs, the
exercise of their purchasing power stands out, a theme that has been generating debates in the
competitive environment. In this thesis, we seek to address, from the perspective of antitrust
law, a market structure in which these technology giants are immersed, in addition to the
concept of killer acquisition, a modality of acquisition of small companies supposedly harmful
to the competition environment of digital markets and its reverberations, both in academic
circles and in competitive agencies. From the study of the structure of purchases made by Big
Techs, it is naturally asked to what extent this activity can be detrimental to the market. Which
antitrust authorities should intervene? What are the limits of agency intervention? These
questions, discussed throughout the work, are of paramount importance for the development
of the agencies' surveillance tools and, consequently, for the better development of digital
markets. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2021. |
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