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dc.contributor.advisorCarvalho, Ângelo Gamba Prata de-
dc.contributor.authorZuquim, Pedro Cese Caram-
dc.identifier.citationZUQUIM, Pedro Cese Caram. A expansão das Big Techs nos mercados digitais e as killer acquisitions: a função do CADE no controle de estruturas na previsão de possíveis aquisições anticoncorrenciais. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO século XXI vem sendo palco de profundas transformações na sociedade, a qual se viu imersa em um rápido ritmo de desenvolvimento tecnológico. No compasso da prosperidade cientifica, dentre as mais diversas áreas do conhecimento humano que foram beneficiadas diretamente e indiretamente pelos novos conhecimentos, testemunhamos em primeira mão o progresso das tecnologias digitais, as quais proporcionaram terreno fértil para o desenvolvimento de grandes empresas nos mercados digitais, também conhecidas como Big Techs, representadas principalmente por companhias já muito enraizadas na sociedade, como Google, Apple, Facebook e Amazon. Dentre as diversas atividades promovidas pelas Big Techs destaca-se o exercício do seu poder de compra, tema que vem gerando debates no meio concorrencial. Na presente tese, busca-se abordar, sob a perspectiva do direito antitruste, a estrutura de mercado nas quais estão imersas essas gigantes da tecnologia, além do conceito de killer acquisition, modalidade de aquisição de pequenas empresas supostamente danosa ao ambiente competitivo dos mercados digitais e suas reverberações, tanto nos meios acadêmicos e quanto nas agências concorrencial. A partir do estudo da estrutura de compras realizadas pelas Big Techs, naturalmente indaga-se até que ponto essa atividade pode ser prejudicial para o mercado. As autoridades antitruste devem intervir? Quais os limites da intervenção das agências? Tais perguntas, discutidas ao longo da obra, são de suma importância para o desenvolvimento das ferramentas de vigilância das agências e, consequentemente, para o melhor desenvolvimento dos mercados digitais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia digitalpt_BR
dc.subject.keywordBig Techpt_BR
dc.subject.keywordDireito antitrustept_BR
dc.subject.keywordEconomia digitalpt_BR
dc.subject.keywordAgências reguladoras de atividades privadaspt_BR
dc.subject.keywordFusões e aquisições empresariaispt_BR
dc.subject.keywordConcentração de mercadopt_BR
dc.subject.keywordConselho Administrativo de Defesa Econômica (Brasil)pt_BR
dc.titleA expansão das Big Techs nos mercados digitais e as killer acquisitions : a função do CADE no controle de estruturas na previsão de possíveis aquisições anticoncorrenciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-11T20:03:08Z-
dc.date.available2021-06-11T20:03:08Z-
dc.date.submitted2021-05-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27711-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The 21st century has been the scene of profound changes in society, which has been immersed in a rapid pace of technological development. In line with scientific prosperity, among the most diverse areas of human knowledge that have benefited directly and indirectly from new knowledge, we report at first hand the progress of digital technologies, as which provided fertile ground for the development of large companies in digital markets, also know as Big Techs, represented mainly by companies already very rooted in society, such as Google, Apple, Facebook and Amazon. Among the various activities promoted by the Big Techs, the exercise of their purchasing power stands out, a theme that has been generating debates in the competitive environment. In this thesis, we seek to address, from the perspective of antitrust law, a market structure in which these technology giants are immersed, in addition to the concept of killer acquisition, a modality of acquisition of small companies supposedly harmful to the competition environment of digital markets and its reverberations, both in academic circles and in competitive agencies. From the study of the structure of purchases made by Big Techs, it is naturally asked to what extent this activity can be detrimental to the market. Which antitrust authorities should intervene? What are the limits of agency intervention? These questions, discussed throughout the work, are of paramount importance for the development of the agencies' surveillance tools and, consequently, for the better development of digital markets.pt_BR
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