Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27673
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaCristinaDiasFranco_tcc.pdf2,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Indicadores sociais e linhas de pobreza : a delimitação de pobreza pelo Plano Brasil sem miséria
Autor(es): Franco, Ana Cristina Dias
Orientador(es): Salvador, Evilásio da Silva
Assunto: Indicadores sociais
Pobreza
Programas sociais
Direitos sociais
Desigualdade de renda
Brasil
Data de apresentação: 28-Ago-2018
Data de publicação: 9-Jun-2021
Referência: FRANCO, Ana Cristina Dias. Indicadores sociais e linhas de pobreza: a delimitação de pobreza pelo Plano Brasil sem miséria. 2018. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Os indicadores sociais e as linhas de pobreza são amplamente utilizados por gestores, pesquisadores e pelo governo federal na elaboração e avaliação de políticas e programas sociais de enfrentamento à pobreza, no entanto é necessário debater os rumos da utilização desses instrumentos e quais as implicações do uso dos indicadores sociais e das linhas de pobreza na busca de garantia de direitos sociais. O Governo Federal elaborou e executou o Plano Brasil sem Miséria (2011 a 2014) a partir de linhas de pobreza e indicadores sociais. Observou-se por meio da análise qualitativa e quantitativa, da linha de extrema pobreza e dos indicadores sociais utilizados, que esses instrumentos foram concebidos com o objetivo de delimitar ao máximo o público alvo a fim de que houvesse o menor gasto social orçamentário e um maior pragmatismo do plano. Consequentemente, muitas pessoas pobres ficaram de fora do plano e sem proteção social. Também constatou-se por meio da comparação entre a taxa de extrema pobreza calculada pelo Plano Brasil sem Miséria em 2013 e a desigualdade descrita pelos dados tributários do Imposto de Renda Pessoa Física da Receita Federal em 2013 que as políticas e programas sociais focalizadas não mudam a estrutura de pobreza e desigualdade, tendo em vista que a legislação tributária brasileira favorece os mais ricos e onera os mais pobres, bem como a pobreza, no Brasil, é estrutural e permeada de desigualdades, ou seja, é necessário enfrentar a pobreza por meio de políticas sociais universais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.