Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27576
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_CeciliaBastosCunhaNunes_tcc.pdf5,91 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os reis do pedaço : o processo de criação de um roteiro seriado humorístico sobre uma família negra
Autor(es): Nunes, Cecília Bastos Cunha
Orientador(es): Pinheiro, Elton Bruno Barbosa
Assunto: Representatividade social
Comédia
Roteiros cinematográficos
Negros - representação midiática
Família
Produção audiovisual
Televisão - seriados
Data de apresentação: 15-Dez-2020
Data de publicação: 18-Mai-2021
Referência: NUNES, Cecília Bastos Cunha. Os reis do pedaço: o processo de criação de um roteiro seriado humorístico sobre uma família negra. 2020. 143 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este projeto consiste na produção de um roteiro piloto e de uma bíblia de uma série ficcional do gênero comédia sobre uma família negra. A população negra não é bem representada na mídia brasileira, por isso existe a demanda de produzir uma obra que se preocupe com a representação do povo negro. O produto também tem a preocupação de estar próximo do seu público, e é nesse fator que reside a escolha de uma narrativa seriada de comédia. A produção de um roteiro ficcional foi um laboratório para se perceber se a teoria pode ser aplicada na prática. A pesquisa para o roteiro seguiu os três passos de Juremir Machado da Silva, sendo uma etapa importante para entender o tema, universo, gênero e formato da série. Para isso, a pesquisa teve foco nos temas negritude, família, comédia e roteiro seriado. A produção em si do roteiro tem como principal metodologia a sala de roteiristas, defendida como essencial para a produção de narrativas seriadas por Christina Kallas. O principal objetivo foi ter um roteiro que represente bem um grupo historicamente marginalizado e tenha a potência de ser um produto de cultura popular.
Abstract: The following project consists in the production of a pilot screenplay and a bible of a fictional comedy series about a black family. The black population is not well represented in the brazilian media, that's why there's a demand to produce a story that concerns the representation of black people. The product has also the worry of being close to its public, it's that worry that justify the choice of a comedy serial narrative. The fictional screenplay's production was a laboratory to realize if the theory can be applied into practice. The screenplay's research had followed the three steps of Juremir Machado da Silva, being an important stage to understand the theme, the universe, the genre and the format of the series. For that, the research had the focus on the following themes: blackness, family, comedy and serial screenplay. The main methodology of the screenplay's production was the screenwriter`s room, defended as essential to serial narrative productions by Christina Kallas. The main goal was having a screenplay that well represents a historically marginalized group and has the potential of being a popular culture product.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.