Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pinheiro, Elton Bruno Barbosa | - |
dc.contributor.author | Nunes, Cecília Bastos Cunha | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Cecília Bastos Cunha. Os reis do pedaço: o processo de criação de um roteiro seriado humorístico sobre uma família negra. 2020. 143 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este projeto consiste na produção de um roteiro piloto e de uma bíblia de uma série ficcional
do gênero comédia sobre uma família negra. A população negra não é bem representada na
mídia brasileira, por isso existe a demanda de produzir uma obra que se preocupe com a
representação do povo negro. O produto também tem a preocupação de estar próximo do seu
público, e é nesse fator que reside a escolha de uma narrativa seriada de comédia. A produção
de um roteiro ficcional foi um laboratório para se perceber se a teoria pode ser aplicada na
prática. A pesquisa para o roteiro seguiu os três passos de Juremir Machado da Silva, sendo
uma etapa importante para entender o tema, universo, gênero e formato da série. Para isso, a
pesquisa teve foco nos temas negritude, família, comédia e roteiro seriado. A produção em si
do roteiro tem como principal metodologia a sala de roteiristas, defendida como essencial
para a produção de narrativas seriadas por Christina Kallas. O principal objetivo foi ter um
roteiro que represente bem um grupo historicamente marginalizado e tenha a potência de ser
um produto de cultura popular. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representatividade social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comédia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Roteiros cinematográficos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Negros - representação midiática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Família | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produção audiovisual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Televisão - seriados | pt_BR |
dc.title | Os reis do pedaço : o processo de criação de um roteiro seriado humorístico sobre uma família negra | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-18T12:48:48Z | - |
dc.date.available | 2021-05-18T12:48:48Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27576 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The following project consists in the production of a pilot screenplay and a bible of a
fictional comedy series about a black family. The black population is not well represented in
the brazilian media, that's why there's a demand to produce a story that concerns the
representation of black people. The product has also the worry of being close to its public,
it's that worry that justify the choice of a comedy serial narrative. The fictional screenplay's
production was a laboratory to realize if the theory can be applied into practice. The
screenplay's research had followed the three steps of Juremir Machado da Silva, being an
important stage to understand the theme, the universe, the genre and the format of the series.
For that, the research had the focus on the following themes: blackness, family, comedy and
serial screenplay. The main methodology of the screenplay's production was the
screenwriter`s room, defended as essential to serial narrative productions by Christina
Kallas. The main goal was having a screenplay that well represents a historically
marginalized group and has the potential of being a popular culture product. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
|