| Título: | Objeto, do nojo à reflexão : por uma expografia acolhedora | 
| Autor(es): | Carvalho, Filomena Rita Gomes Ferreira de Oliveira | 
| Orientador(es): | Gomes, Ana Lúcia de Abreu | 
| Assunto: | Expografia Exposições de arte
 Museus
 Obra de arte - análise
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| Data de apresentação: | 14-Dez-2020 | 
| Data de publicação: | 10-Mai-2021 | 
| Referência: | CARVALHO, Filomena Rita Gomes Ferreira de Oliveira. Objeto, do nojo à reflexão: por uma expografia acolhedora. 2020. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | 
| Resumo: | O processo pelo qual o objeto físico deixa sua existência concreta no mundo contido 
das coisas e passa para o universo plural dos significados demonstra o poder 
agenciado pelo museu e seus discursos expositivos. Atendendo a essa realidade, o 
trabalho objetiva discutir teoricamente sobre o poder emprestado ao objeto por meio 
do discurso expositivo/expografia. Para tanto, apresenta os processos de 
musealização e musealidade como estratégias de poder nas diferentes práticas 
museológicas, especificamente nas exposições, assim como os mecanismos da 
prática expográfica de forma a ampliar a compreensão dos objetos 
utilitários/domésticos ex-postos. A fim de cumprir com esse último propósito, utiliza 
como plataforma de observação o exemplo das escarradeiras, problematizando as 
formas tradicionais utilizadas para a exposição desses objetos e apresentando uma 
proposta expográfica que permita ao visitante a liberdade de repensar as relações de 
poder que rodeiam o objeto, dando destaque à ação dos grupos sociais invisibilizados 
que o cercaram durante sua vida utilitária. | 
| Resumén: | El proceso por el cual el objeto deja su existencia concreta en el mundo material y 
transita al universo plural de significados demuestra el poder que el museo maneja 
por medio de sus discursos expositivos. Considerando esa realidad, el trabajo tiene 
como objetivo discutir teóricamente sobre el poder otorgado al objeto a través del 
discurso expositivo/expografía. Para ello, presenta los procesos de musealización y 
atribución de musealidad como estrategias de poder en diferentes prácticas 
museológicas, específicamente en las exposiciones, así como los mecanismos de 
práctica expográfica que permitan ampliar la comprensión de los objetos 
utilitarios/domésticos expuestos. Para cumplir con ese último propósito, utiliza el 
ejemplo de las escupideras como plataforma de observación, problematizando las 
formas tradicionales utilizadas para la exhibición de esos objetos y presentando una 
propuesta expográfica que permite al visitante repensar las relaciones de poder que 
rodean al objeto, dándole protagonismo a la acción de los grupos sociales 
invisibilizados que lo rodearon durante su vida utilitaria | 
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2020. | 
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| Aparece na Coleção: | Museologia 
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