Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gomes, Ana Lúcia de Abreu | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Filomena Rita Gomes Ferreira de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Filomena Rita Gomes Ferreira de Oliveira. Objeto, do nojo à reflexão: por uma expografia acolhedora. 2020. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo pelo qual o objeto físico deixa sua existência concreta no mundo contido
das coisas e passa para o universo plural dos significados demonstra o poder
agenciado pelo museu e seus discursos expositivos. Atendendo a essa realidade, o
trabalho objetiva discutir teoricamente sobre o poder emprestado ao objeto por meio
do discurso expositivo/expografia. Para tanto, apresenta os processos de
musealização e musealidade como estratégias de poder nas diferentes práticas
museológicas, especificamente nas exposições, assim como os mecanismos da
prática expográfica de forma a ampliar a compreensão dos objetos
utilitários/domésticos ex-postos. A fim de cumprir com esse último propósito, utiliza
como plataforma de observação o exemplo das escarradeiras, problematizando as
formas tradicionais utilizadas para a exposição desses objetos e apresentando uma
proposta expográfica que permita ao visitante a liberdade de repensar as relações de
poder que rodeiam o objeto, dando destaque à ação dos grupos sociais invisibilizados
que o cercaram durante sua vida utilitária. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Expografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exposições de arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus | pt_BR |
dc.subject.keyword | Obra de arte - análise | pt_BR |
dc.title | Objeto, do nojo à reflexão : por uma expografia acolhedora | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-10T18:22:39Z | - |
dc.date.available | 2021-05-10T18:22:39Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27475 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El proceso por el cual el objeto deja su existencia concreta en el mundo material y
transita al universo plural de significados demuestra el poder que el museo maneja
por medio de sus discursos expositivos. Considerando esa realidad, el trabajo tiene
como objetivo discutir teóricamente sobre el poder otorgado al objeto a través del
discurso expositivo/expografía. Para ello, presenta los procesos de musealización y
atribución de musealidad como estrategias de poder en diferentes prácticas
museológicas, específicamente en las exposiciones, así como los mecanismos de
práctica expográfica que permitan ampliar la comprensión de los objetos
utilitarios/domésticos expuestos. Para cumplir con ese último propósito, utiliza el
ejemplo de las escupideras como plataforma de observación, problematizando las
formas tradicionales utilizadas para la exhibición de esos objetos y presentando una
propuesta expográfica que permite al visitante repensar las relaciones de poder que
rodean al objeto, dándole protagonismo a la acción de los grupos sociales
invisibilizados que lo rodearon durante su vida utilitaria | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Museologia
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