Título: | Diálogos, saberes e técnicas extensionistas : uma inter-ação no assentamento rural Canaã-DF |
Autor(es): | Galvão, Laylyee Paula |
Orientador(es): | Silva, Tereza Reis da |
Assunto: | Agroecologia Agricultura familiar Assentamentos rurais |
Data de apresentação: | Ago-2019 |
Data de publicação: | 6-Mai-2021 |
Referência: | GALVÃO, Laylyee Paula. Diálogos, saberes e técnicas extensionistas: uma inter-ação no assentamento rural Canaã-DF. 2019. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A extensão rural é de enorme importância para as comunidades rurais. Esta prática extensionista é um projeto político e social para promover o desenvolvimento rural. Na prática do campo, o agricultor recebe orientações técnicas científicas, e estes conhecimentos tecnológicos muitas vezes desprezam os saberes tradicionais dos agricultores familiares que ao longo de sua vida acumularam experiência de vida no trato com a terra. Numa relação entre ensinar e aprender é possível promover o encontro do conhecimento científico com o saber tradicional através de diálogos respeitosos onde nenhum é melhor que o outro. A Agroecologia, que tem raízes em métodos e práticas tradicionais em que o manejo produtivo e a valorização dos recursos naturais são respeitados, traz uma nova interação usando os princípios agronômicos e os conhecimentos tradicionais. Criando essa alternativa, o técnico se atenta aos valores culturais e étnicos, e o agricultor ressignifica o seu trabalho, transforma a sua realidade e se torna o protagonista de sua própria história. |
Abstract: | Rural Education Programs is of great importance for rural communities. This practice is a political and social project to promote rural development. In farming, the agronomist does receive scientific/technical guidance and very often, this technological knowledge disregards the traditional knowledge of small, family based farmers who have accumulated significant farming experience throughout their lives. In a dynamic where teaching and learing go hand in hand, it is possible to promote the union of scientific and traditional knowledge through respectul dialogues where both sides have value. Agroecology, which is rooted in traditional methods and practices where production practices and natural resources are respected, brings a new interaction between agronomic principles and traditional knowledge. Creating this alternative, the technician pays attention to cultural and ethnic values and the farmer reframes his work, transforms his reality and becomes the protagonist of his own history. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019 |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia
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