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Título: Análises de propostas pedagógicas do profartes turma 2014
Autor(es): Nascimento, Amanda Magalhães do
Orientador(es): Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
Assunto: Práticas educativas
Educação musical
Artes visuais - estudo e ensino
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 6-Mai-2021
Referência: NASCIMENTO, Amanda Magalhães do. Análises de propostas pedagógicas do profartes turma 2014. 2019. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A arte é uma forma de linguagem, que permite ao ser humano se comunicar. Por meio dessa linguagem são expressos sentimentos, sensações e atribuídos sentidos ao mundo, bem como concepções sobre os objetos e as pessoas. As diretrizes curriculares brasileiras permitem que o ensino de arte na escola seja tratado como área do conhecimento. Apesar dos saberes da arte não serem aprendidos somente na escola é nesse espaço que se constroem inter-relações artísticas entre alunos e professores, por meio da organização pedagógica. O objetivo geral deste estudo foi identificar, nas Propostas Pedagógicas do Prof-Artes, Turma 2014, os meios escolhidos para a produção do conhecimento. O Prof-Artes é um curso de Mestrado Profissional, oferecido por 11 Instituições de Ensino Superior (IES) do país e que se destina à formação continuada dos professores de Arte da Educação Básica, sendo oferecido a cada dois anos. A prática educativa em Arte é fundamental para a produção do conhecimento e na orientação aos alunos. Trata-se de um estudo qualitativo e documental, que analisou a produção do conhecimento em 11 dissertações apresentadas ao Prof-Artes em 2016, pelos mestrandos que haviam ingressado em 2014. Foram selecionadas e analisadas sete dissertações da área de Artes Visuais, três de Música e uma de Artes Cênicas, nas quais se verificou ampla produção do conhecimento, por parte de alunos e professores. Esse conhecimento foi produzido tanto no campo da arte propriamente dito, com aquisições teóricas e práticas, mas também no âmbito pessoal, como desenvolvimento da autonomia, respeito ao outro e pela diversidade, desinibição, elevação da autoestima e valorização do trabalho em equipe. Também foram criados instrumentos de avaliação para a disciplina de Arte e construídos materiais pedagógicos de artes cênicas que podem ser utilizados em sala de aula, por outros professores. Dessa forma, os resultados do Prof-Artes estimulam a formação continuada dos professores e estes proporcionam aos alunos maiores oportunidades de produção do conhecimento artístico, algo muito relevante em determinados contextos sociais, onde o conhecimento é apenas consumido e dificilmente produzido de forma inovadora.
Abstract: Art is a form of language that allows humans to communicate. Through this language are expressed feelings, sensations and attributed meanings to the world, as well as conceptions about objects and people. Brazilian curriculum guidelines allow art teaching at school to be treated as an area of knowledge. Although knowledge of art is not only learned at school, it is in this space that artistic interrelationships between students and teachers are built through pedagogical organization. The general objective of this study was to identify, in the Prof-Artes, Pedagogical Proposals, Class 2014, the means chosen for the production of knowledge. Prof-Artes is a Professional Masters course, offered by 11 Higher Education Institutions (IES) in the country and intended for the continuing education of teachers of Art in Basic Education, being offered every two years. The educational practice in Art is fundamental for the production of knowledge and guidance for students. This is a qualitative and documentary study, which analyzed the production of knowledge in 11 dissertations presented to Prof-Artes in 2016, by the master's students who had joined in 2014. Seven dissertations were selected and analyzed in the area of Visual Arts, three of Music and one of Performing Arts, in which there was a wide production of knowledge by students and teachers. This knowledge was produced both in the field of art itself, with theoretical and practical acquisitions, but also in the personal sphere, such as the development of autonomy, respect for others and diversity, disinhibition, self-esteem and teamwork. Evaluation tools were also created for the Art discipline and of performing arts pedagogical materials were constructed that could be used in the classroom by other teachers. Thus, the results of Prof-Artes stimulate the continuing education of teachers and they provide students with greater opportunities for the production of artistic knowledge, something very relevant in certain social contexts, where knowledge is only consumed and hardly innovatively produced.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019
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