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Título: O feminino e o masculino no perfil docente da educação infantil : (des)construções
Outros títulos: Female and male in the teaching profile of child education : (de) constructions
Autor(es): Motta, Viviane Borel Ribeiro da
Orientador(es): Voltarelli, Monique Aparecida
Assunto: Educação infantil
Gênero - desigualdade
Gênero e Diversidade na Escola (GDE)
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 4-Mai-2021
Referência: MOTTA. O feminino e o masculino no perfil docente da educação infantil : (des)construções. 2020. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho buscou investigar as construções relacionadas ao gênero e ao perfil docente da educação infantil de forma a compreender a escassez da atuação masculina nesta etapa da educação básica. Assim, foram trazidos alguns elementos que contribuem para a compreensão de como e porque a mulher foi sendo imbricada nessa função, contribuindo para que até os dias atuais, a profissão de educador infantil seja quase em sua totalidade exercida por mulheres, e quais seus reflexos na perpetuação da feminização desta profissão. Em paralelo, a presença dos homens também é especificada, de forma a dialogar com os aspectos históricos, ligados as representações de gênero, que há muito tempo abdicam os homens dos cuidados e educação de crianças. Por fim, foi realizada uma pesquisa qualitativa, fazendo uso de entrevista semi estruturada com professores do sexo masculino atuantes nos jardins de infância da rede pública de ensino do Plano Piloto de Brasília a fim de compreender os desafios e as perspectivas de atuação na educação infantil. A investigação possibilitou identificar que a atuação masculina apresenta elementos desconfortantes e desafiadores diante das relações estabelecidas com os familiares e responsáveis das crianças, principalmente no âmbito do cuidado físico dentro das instituições. Neste sentido rever preconceitos e estereótipos é urgente e necessário a fim de que se possam superar construções sócio- históricas e culturais que atribuem papéis aos gêneros, os quais acabam por limitar e restringir a atuação de professores de modo que esteja coerente com as especificidades desta etapa da educação básica, a qual prevê a indissociabilidade do cuidado e educação.
Abstract: The present paper sought to investigate the constructions related to gender and teachers profile on child education to understand the scarcity of male performance at this stage of basic education. Thus, some elements have been brought up in order to contribute on understanding how and why woman was being interwoven in this role, contributing to the fact that until today, the profession of child educator is almost entirely exercised by women, and their effects on the perpetuation of the feminization of this profession. In parallel, the presence of men is also specified, to dialogue with the historical aspects, linked to the representations of gender, which have long abdicated men from the care and education of children. Finally, qualitative research was carried out, using a semi structured Interview with male teachers working on kindergartens from public education system of Plano Piloto de Brasília to understand the challenges and performance perspectives in early childhood education. The investigation made it possible to identify that male performance presents uncomfortable and challenging elements in the face of relationships established with the family members and guardians of the children, mainly in the scope of physical care within institutions. In this sense, reviewing prejudices and stereotypes is urgent and necessary to overcome socio-economic and historical constructions that assign roles to genders, which end up limiting and restricting the performance of teachers in a way that is consistent with the specificities of this stage of basic education, which provides the inseparability of care and education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020
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