Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27414
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_VivianeBorelRibeiroDaMota_tcc.pdf2,64 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVoltarelli, Monique Aparecida-
dc.contributor.authorMotta, Viviane Borel Ribeiro da-
dc.identifier.citationMOTTA. O feminino e o masculino no perfil docente da educação infantil : (des)construções. 2020. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho buscou investigar as construções relacionadas ao gênero e ao perfil docente da educação infantil de forma a compreender a escassez da atuação masculina nesta etapa da educação básica. Assim, foram trazidos alguns elementos que contribuem para a compreensão de como e porque a mulher foi sendo imbricada nessa função, contribuindo para que até os dias atuais, a profissão de educador infantil seja quase em sua totalidade exercida por mulheres, e quais seus reflexos na perpetuação da feminização desta profissão. Em paralelo, a presença dos homens também é especificada, de forma a dialogar com os aspectos históricos, ligados as representações de gênero, que há muito tempo abdicam os homens dos cuidados e educação de crianças. Por fim, foi realizada uma pesquisa qualitativa, fazendo uso de entrevista semi estruturada com professores do sexo masculino atuantes nos jardins de infância da rede pública de ensino do Plano Piloto de Brasília a fim de compreender os desafios e as perspectivas de atuação na educação infantil. A investigação possibilitou identificar que a atuação masculina apresenta elementos desconfortantes e desafiadores diante das relações estabelecidas com os familiares e responsáveis das crianças, principalmente no âmbito do cuidado físico dentro das instituições. Neste sentido rever preconceitos e estereótipos é urgente e necessário a fim de que se possam superar construções sócio- históricas e culturais que atribuem papéis aos gêneros, os quais acabam por limitar e restringir a atuação de professores de modo que esteja coerente com as especificidades desta etapa da educação básica, a qual prevê a indissociabilidade do cuidado e educação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordGênero - desigualdadept_BR
dc.subject.keywordGênero e Diversidade na Escola (GDE)pt_BR
dc.titleO feminino e o masculino no perfil docente da educação infantil : (des)construçõespt_BR
dc.title.alternativeFemale and male in the teaching profile of child education : (de) constructionspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-04T22:08:03Z-
dc.date.available2021-05-04T22:08:03Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27414-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present paper sought to investigate the constructions related to gender and teachers profile on child education to understand the scarcity of male performance at this stage of basic education. Thus, some elements have been brought up in order to contribute on understanding how and why woman was being interwoven in this role, contributing to the fact that until today, the profession of child educator is almost entirely exercised by women, and their effects on the perpetuation of the feminization of this profession. In parallel, the presence of men is also specified, to dialogue with the historical aspects, linked to the representations of gender, which have long abdicated men from the care and education of children. Finally, qualitative research was carried out, using a semi structured Interview with male teachers working on kindergartens from public education system of Plano Piloto de Brasília to understand the challenges and performance perspectives in early childhood education. The investigation made it possible to identify that male performance presents uncomfortable and challenging elements in the face of relationships established with the family members and guardians of the children, mainly in the scope of physical care within institutions. In this sense, reviewing prejudices and stereotypes is urgent and necessary to overcome socio-economic and historical constructions that assign roles to genders, which end up limiting and restricting the performance of teachers in a way that is consistent with the specificities of this stage of basic education, which provides the inseparability of care and education.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.