Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27412
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_SandraMozaneDaRochaDaMata_tcc.pdf5,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da aquisição da leitura e produção textual para o desempenho escolar dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Mata, Sandra Mozane da Rocha da
Orientador(es): Sousa, José Vieira de
Assunto: Produção textual
Leitura e escrita
Interpretação de textos
Data de apresentação: 30-Nov-2019
Data de publicação: 4-Mai-2021
Referência: MATA, Sandra Mozane da Rocha da. A importância da aquisição da leitura e produção textual para o desempenho escolar dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Carinhanha - BA, 2020.
Resumo: As competências de leitura e interpretação textual são essências no constructo dos conhecimentos escolares e de “visão de mundo” do estudante, e por meio delas, inúmeras “potencialidades” podem ser aprimoradas, para o benefício individual e social de quem as utilizam. Neste sentido, este Trabalho de Conclusão Final de Curso teve como objetivo analisar a relação da leitura e produção textual no desempenho escolar dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental, campo de trabalho do profissional de Pedagogia, em sua função de professor/educador. A metodologia empregada, pautou-se em estudo bibliográfico sobre teóricos que abordam a temática, assim como do trabalho de campo na escola Municipal João Pereira Pinto, na cidade de Carinhanha- BA, situada no povoado de Marrequeiro. Para a execução da pesquisa de campo, utilizou-se de entrevistas direcionadas aos componentes internos à escola: o diretor, às professoras do 2o ao 5 ano do fundamental I, e a aplicação de questionários com os alunos destes anos letivos. Os dados, após coletados, foram analisados por meio de tabelas, gráficos e análises textuais. Em toda a fase de elaboração deste trabalho, a leitura e escrita foram entendidas como imprescindíveis a aprendizagem e desempenho escolar e social dos estudantes. No entanto, a incidência de dificuldades concernentes à aquisição de tais habilidades foi notória e inquietante. Uma das maneiras apresentadas durante a pesquisa para lidar com estes desafios consiste em: aderir metodologias de ensino para incentivar/preservar o hábito de leitura do aluno, tanto para a educação básica, como nos demais níveis de escolarização.
Abstract: Reading and textual interpretation skills are essential in the construction of students' school knowledge and “worldview”, and through them, innumerable “potentialities” can be enhanced for the individual and social benefit of those who use them. In this sense, this Final Course Conclusion Paper aimed to analyze the relationship of reading and textual production in the students' school performance in the early years of elementary school, the field of work of the Pedagogy professional, in his role of teacher / educator. The methodology used was based on a bibliographical study on theorists that address the theme, as well as fieldwork at the João Pereira Pinto Municipal School, in the city of Carinhanha-BA, located in the village of Marrequeiro. For the field research, we used interviews directed to the internal components of the school: the principal, the teachers from the 2nd to the 5th grade of elementary school, and the application of questionnaires with the students of these school years. The data, after collected, were analyzed through tables, graphs and textual analysis. Throughout the elaboration phase of this work, reading and writing were understood as essential to learning and school and social performance of students. However, the incidence of difficulties concerning the acquisition of such skills was notorious and disturbing. One of the ways presented during research to address these challenges is to: adhere to teaching methodologies to encourage / preserve student reading habits for both basic education and other levels of schooling.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.