Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27260
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AndreiALBuslik_tcc.pdf17,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Veículo controlado remotamente por smartphone para divulgação de mensagens de propaganda em eventos públicos
Autor(es): Buslik, Andrei A. L.
Orientador(es): Veneziano, Wilson Henrique
Assunto: Carro de controle remoto
Robótica
Robôs móveis
Data de apresentação: 15-Dez-2020
Data de publicação: 19-Abr-2021
Referência: BUSLIK, Andrei A. L.. Veículo controlado remotamente por smartphone para divulgação de mensagens de propaganda em eventos públicos. 2020. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Foi construído um pequeno carro, controlado remotamente por aplicativo em smartphone, movido a bateria, para divulgação de mensagens de propaganda em eventos públicos, como feiras, palestras e mostras de cursos. A finalidade é apresentar mensagens em displays para divulgar o nome e os cursos do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. Foram aproveitados a carcaça e os motores elétricos de um pequeno carro de controle remoto comercial. A placa eletrônica de controle original foi substituída por uma placa de Arduino, e foram acrescentados módulo bluetooth, displays OLED e sensores de ultrassom e infravermelho. Além de toda a montagem dos componentes eletroeletrônicos, foi elaborado o código-fonte para o microcontrolador do Arduino e prototipado um aplica- tivo de controle do carro para smartphone. O carro é capaz de atender aos comandos do usuário, bem como operar em modo automatizado por meio dos sensores de barreira e de linhas no solo.
Abstract: This project aims to arouse the interest of new students for IT courses, whether they are young people, veterans or enthusiasts in programming, robotics or both. The project of an application-controlled car that can walk autonomously following lines and detects obstacles will be presented, taking care to be viable and affordable. The modules used, the tests performed and the results and discussions about them will be presented. Ideas for future development of this project will also be proposed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.