Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27247
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_ThaynaraDosSantosGadelhaLauriano_tcc.pdf2,87 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDias, Paula Maria Cobucci Ribeiro-
dc.contributor.authorLauriano, Thaynara dos Santos Gadelha-
dc.identifier.citationLAURIANO, Thaynara dos Santos Gadelha. A contribuição do trabalho pedagógico organizado a partir de sequências didáticas para desenvolver valores em sala de aula. 2020. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA organização do trabalho pedagógico a partir de sequências didáticas oportuniza que os alunos se engajem nas atividades propostas e coloquem em prática os conhecimentos construídos no decorrer das atividades. O tema escolhido para a construção dessa estratégia pedagógica é o ensino e a aprendizagem de valores, que se justifica devido à sua importância para o desenvolvimento social das crianças e para as relações que se estabelecem na escola e também fora dela. O objetivo geral do trabalho é investigar como a organização do trabalho pedagógico a partir de sequências didáticas pode contribuir para o desenvolvimento de valores em sala de aula. Propõe-se, assim, realizar esse trabalho com a turma colaboradora da pesquisa, pertencente ao Bloco Inicial de Alfabetização, com o objetivo de desenvolver valores humanos através da literatura infantil em sala de aula. Sob essa ótica, durante sete aulas, foram desenvolvidas sequências didáticas acerca dessa temática, de modo que, para cada aula, foi escolhido um livro de literatura infantil para orientar o trabalho a respeito do valor humano a ser discutido na aula referente. Com as práticas realizadas, pode-se considerar que as sequências didáticas são estratégias eficazes para a organização pedagógica, bem como a literatura infantil foi capaz de articular as discussões sobre os valores e promover espaços de diálogo em vista da resolução de conflitos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura infantilpt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleA contribuição do trabalho pedagógico organizado a partir de sequências didáticas para desenvolver valores em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-17T12:24:18Z-
dc.date.available2021-04-17T12:24:18Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27247-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The organization of pedagogical work based on didactic sequences allows students to engage in the proposed activities and put into practice the knowledge built up during the activities. The theme chosen for the construction of this pedagogical strategy is the teaching and learning of values, which is justified due to its importance for the social development of children and for the relationships that are established at school and also outside it. The main objective of the work is to investigate how the organization of pedagogical work from didactic sequences can contribute to the development of values in the classroom. It is proposed, therefore, to carry out this work with the research collaborating class, belonging to the Initial Literacy Block, with the objective of developing human values through children's literature in the classroom. From this perspective, didactic sequences about this theme were developed during seven classes, so that for each class, a children's literature book was chosen to guide the work regarding human value. With the practices carried out, it can be considered that the didactic sequences are effective strategies for the pedagogical organization, as well as the children's literature was able to articulate the discussions about the values and promote spaces of dialogue in view of the resolution of conflicts.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27247pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.