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2020_MatheusKiyoshiSilvaAlimura_tcc.pdf9,76 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorShynkarenko, Olexiy-
dc.contributor.authorAlimura, Matheus Kiyoshi Silva-
dc.identifier.citationALIMURA, Matheus Kiyoshi Silva. Estudo experimental de controle de empuxo num motor de foguete híbrido. 2020. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)–Universidade de Brasília, Gama-DF, 2020pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Bacharelado em Engenharia Aeroespacial, 2020.pt_BR
dc.description.abstractFoguetes que utilizam a propulsão hibrida são uma alternativa entre foguetes sólidos e líquidos, oferecendo um número de vantagens sobres esses outros dois tipos de sistema de propulsão espacial, particular nas áreas de segurança, custo e no impacto ambiental. No entanto existem diversos estudos a serem feitos a respeito da eficiência dos combustíveis, das configurações do grão sólido, da taxa de regressão do grão, das portas de injeção do injetor e da análise dos dados experimentais. A análise de dados é a parte importante que transforma as informações realmente úteis e valiosas dentro de vários elementos que foram medidos e captados pelo sistema de aquisição de dados. Neste trabalho foi feita a análise dos dados de vários testes de bancada de um foguete hibrido. A análise das densidades saturadas apresenta as variações físico-químicas que ocorreram no oxidante durante a combustão. Foram analisados os dados de pressão, temperatura e das densidades saturadas durante a combustão em várias partes do motor e desta forma apontar se os testes estão sendo eficientes e seguros.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordVeículos espaciais - sistemas de propulsãopt_BR
dc.subject.keywordCombustíveis para motorespt_BR
dc.subject.keywordMotores de foguetespt_BR
dc.titleEstudo experimental de controle de empuxo num motor de foguete híbridopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-04-12T23:40:26Z-
dc.date.available2021-04-12T23:40:26Z-
dc.date.submitted2020-12-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27220-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.contributor.advisorcoSimone, Domenico-
dc.description.abstract1Rockets that use hybrid propulsion are an alternative between solid and liquid rockets, offering a number of advantages over these other two types of space propulsion system, particularly in the areas of safety, cost and environmental impact. However, there are several studies to be done regarding fuel efficiency, configuration of the solid grain, regression rate of the solid fuel, injector ports and analysis of experimental data. Data analysis is the important part that transforms information that is really useful and valuable within various elements that have been measured and captured by the data acquisition system. In this work, data analysis from several bench tests of a hybrid rocket was performed. The analysis of saturated densities shows the physical-chemical variations that occurred in the oxidant during combustion. The data of pressure, temperature and saturated densities during combustion in various parts of the engine were analyzed and this way to indicate if the tests are being efficient and safe.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



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