Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Shynkarenko, Olexiy | - |
dc.contributor.author | Alimura, Matheus Kiyoshi Silva | - |
dc.identifier.citation | ALIMURA, Matheus Kiyoshi Silva. Estudo experimental de controle de empuxo num motor de foguete híbrido. 2020. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)–Universidade de Brasília, Gama-DF, 2020 | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Bacharelado em Engenharia Aeroespacial, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Foguetes que utilizam a propulsão hibrida são uma alternativa entre foguetes sólidos e líquidos, oferecendo um número de vantagens sobres esses outros dois tipos de sistema de propulsão espacial, particular nas áreas de segurança, custo e no impacto ambiental. No entanto existem diversos estudos a serem feitos a respeito da eficiência dos combustíveis, das configurações do grão sólido, da taxa de regressão do grão, das portas de injeção do injetor e da análise dos dados experimentais. A análise de dados é a parte importante que transforma as informações realmente úteis e valiosas dentro de vários elementos que foram medidos e captados pelo sistema de aquisição de dados. Neste trabalho foi feita a análise dos dados de vários testes de bancada de um foguete hibrido. A análise das densidades saturadas apresenta as variações físico-químicas que ocorreram no oxidante durante a combustão. Foram analisados os dados de pressão, temperatura e das densidades saturadas durante a combustão em várias partes do motor e desta forma apontar se os testes estão sendo eficientes e seguros. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos espaciais - sistemas de propulsão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Combustíveis para motores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motores de foguetes | pt_BR |
dc.title | Estudo experimental de controle de empuxo num motor de foguete híbrido | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-12T23:40:26Z | - |
dc.date.available | 2021-04-12T23:40:26Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27220 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Simone, Domenico | - |
dc.description.abstract1 | Rockets that use hybrid propulsion are an alternative between solid and liquid
rockets, offering a number of advantages over these other two types of space propulsion
system, particularly in the areas of safety, cost and environmental impact. However, there
are several studies to be done regarding fuel efficiency, configuration of the solid grain,
regression rate of the solid fuel, injector ports and analysis of experimental data. Data
analysis is the important part that transforms information that is really useful and
valuable within various elements that have been measured and captured by the data
acquisition system. In this work, data analysis from several bench tests of a hybrid rocket
was performed. The analysis of saturated densities shows the physical-chemical variations
that occurred in the oxidant during combustion. The data of pressure, temperature and
saturated densities during combustion in various parts of the engine were analyzed and
this way to indicate if the tests are being efficient and safe. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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