Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27209
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MilenaNataliaAlvesDaCosta_tcc.pdf632,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Formação de professoras(es) na educação infantil : o PNAIC em debate (2017-2019)
Autor(es): Costa, Milena Natalia Alves da
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Alfabetização
Educação infantil
Educação de crianças
Professores - formação
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 12-Abr-2021
Referência: COSTA, Milena Natalia Alves da. Formação de professoras(es) na educação infantil: o PNAIC em debate (2017-2019). 2020. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: No ano de 2016, uma equipe de pesquisadoras da área da educação lançou uma coleção de cadernos voltados para a formação continuada de professoras, intitulada “Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil”. Porém, em 2017, o projeto foi incluído no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), gerando interpretações errôneas acerca da alfabetização na primeira etapa da educação básica. Atualmente inutilizado pelas políticas governamentais, este rico material foi alvo de reduzidos estudos científicos. Este trabalho tem por objetivo dissertar a respeito das proposições práticas sugeridas pelo material às professoras, transcorrendo as discussões teóricas apresentadas, legislações que perpassaram a Educação Infantil, conjuntamente com os conceitos de docência, criança, infância, leitura e escrita apresentados. Espera-se que a presente produção contribua para os estudos sobre o material e expanda a compreensão de seu verdadeiro propósito, que não se trata de alfabetizar crianças na Educação Infantil, mas sim imergi-las no universo letrado de forma pertinente e lúdica.
Abstract: In 2016, a team of researchers in the education area launched a collection of notebooks focused on the continuing education of teachers, entitled "Reading and Writing Project in Early Childhood Education". However in 2017 the project was included in the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC), resulting misinterpretations about literacy in the first stage of basic education. Currently unused by government policies, this rich content has been under explored by scientific studies. This work aims to discuss the practical propositions suggested by the material to teachers, going through the theoretical discussions presented, legislation that ran through Early Childhood Education, gathered with the concepts of teaching, child, childhood, reading and writing presented. It is expected that this work contributes to studies on the present matter and expand the understanding of its true purpose, that it is not a matter of literacy children in Early Childhood Education, but of immersing them in the literate universe in a pertinent and ludic way.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.