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dc.contributor.advisorBarbosa, Etienne Baldez Louzada-
dc.contributor.authorCosta, Milena Natalia Alves da-
dc.identifier.citationCOSTA, Milena Natalia Alves da. Formação de professoras(es) na educação infantil: o PNAIC em debate (2017-2019). 2020. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractNo ano de 2016, uma equipe de pesquisadoras da área da educação lançou uma coleção de cadernos voltados para a formação continuada de professoras, intitulada “Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil”. Porém, em 2017, o projeto foi incluído no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), gerando interpretações errôneas acerca da alfabetização na primeira etapa da educação básica. Atualmente inutilizado pelas políticas governamentais, este rico material foi alvo de reduzidos estudos científicos. Este trabalho tem por objetivo dissertar a respeito das proposições práticas sugeridas pelo material às professoras, transcorrendo as discussões teóricas apresentadas, legislações que perpassaram a Educação Infantil, conjuntamente com os conceitos de docência, criança, infância, leitura e escrita apresentados. Espera-se que a presente produção contribua para os estudos sobre o material e expanda a compreensão de seu verdadeiro propósito, que não se trata de alfabetizar crianças na Educação Infantil, mas sim imergi-las no universo letrado de forma pertinente e lúdica.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.titleFormação de professoras(es) na educação infantil : o PNAIC em debate (2017-2019)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-12T13:55:15Z-
dc.date.available2021-04-12T13:55:15Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27209-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In 2016, a team of researchers in the education area launched a collection of notebooks focused on the continuing education of teachers, entitled "Reading and Writing Project in Early Childhood Education". However in 2017 the project was included in the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC), resulting misinterpretations about literacy in the first stage of basic education. Currently unused by government policies, this rich content has been under explored by scientific studies. This work aims to discuss the practical propositions suggested by the material to teachers, going through the theoretical discussions presented, legislation that ran through Early Childhood Education, gathered with the concepts of teaching, child, childhood, reading and writing presented. It is expected that this work contributes to studies on the present matter and expand the understanding of its true purpose, that it is not a matter of literacy children in Early Childhood Education, but of immersing them in the literate universe in a pertinent and ludic way.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



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