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Título: A precarização do trabalho docente nos tempos da Covid 19 : o caso da rede pública do Distrito Federal
Autor(es): Lacerda, Jaqueline Dias de
Orientador(es): Freitas, Maria da Conceição da Silva
Assunto: Professores - prática profissional
Qualidade de vida no trabalho
Ensino à distância
Covid-19
Professores - saúde
Bem-estar no trabalho
Data de apresentação: 14-Dez-2020
Data de publicação: 9-Abr-2021
Referência: LACERDA, Jaqueline Dias de. A precarização do trabalho docente nos tempos da Covid 19: o caso da rede pública do Distrito Federal. 2020. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Para tratar a precarização do trabalho docente nos tempos da Covid-19, com foco na rede pública de ensino do Distrito Federal, faz-se necessário uma investigação acerca do mundo do trabalho, das políticas educacionais, da formação docente, do reconhecimento social, das condições de trabalho, da saúde docente, dentre outros fatores que nos levam a entender a profissão. Essas questões, levantadas por autores como Enguita (1991), Peluffo (2014), Ribeiro (2018), Souza (2020) e Tardif (2013) mostram que, ao final, seremos direcionados para o caminho da precarização do trabalho docente. A partir dessas indagações, a presente pesquisa busca compreender a profissionalização e a precarização do trabalho docente nas escolas da rede pública do DF, com foco em um centro de ensino fundamental localizado em Sobradinho-DF, considerando os desafios atuais enfrentados durante a pandemia. Os objetivos específicos são identificar a formação inicial e continuada, classificar os tipos de contrato de trabalho, identificar as condições de trabalho em relação a infraestrutura das escolas e a disponibilização de recursos próprios ou do poder público, descrever a forma de valorização ou desvalorização da profissão e exemplificar a forma como o ensino remoto tem afetado o trabalho desenvolvido pelos docentes. Com base nos resultados obtidos, nota-se que o problema do ensino remoto começa no modo como se deu a sua implementação emergencial e se estende a formação inicial e continuada dos docentes, principalmente em relação ao uso das tecnologias. Conclui-se, portanto, que a precarização do trabalho docente no ensino remoto está relacionada ao aumento da carga horária de trabalho semanal, a desvalorização da sociedade e do governo, as condições mínimas de suporte e formação para o exercício do ofício à distância e a falta de prazos no desenvolvimento das atividades remotas, que acabou acarretando de alguma forma no adoecimento docente, seja ele físico ou mental.
Abstract: In order to deal with the precariousness of teaching in the days of Covid-19, focusing on the public school system in the Federal District, it is necessary to investigate the world of work, educational policies, teacher training, social recognition, working conditions, teaching health, among other factors that lead us to understand the profession. These questions, raised by authors such as Enguita (1991), Peluffo (2014), Ribeiro (2018), Souza (2020) and Tardif (2013) show that, in the end, we will be directed towards the path of precarious teaching. Based on these questions, the present research seeks to understand the professionalization and precariousness of teaching work in public schools in DF, focusing on an elementary school located in Sobradinho-DF, considering the current challenges faced during the pandemic. The specific objectives are to identify initial and continuing training, classify the types of employment contract, identify working conditions in relation to school infrastructure and the availability of own or government resources, describe how the profession is valued or devalued and exemplify how remote teaching has affected the work developed by teachers. Based on the results obtained, it is noted that the problem of remote education begins with the way in which its emergency implementation took place and extends the initial and continuing training of teachers, especially in relation to the use of technologies. It is concluded, therefore, that the precariousness of teaching work in remote education is related to the increase in the weekly workload, the devaluation of society and the government, the minimum conditions of support and training for the exercise of the job at a distance and the lack of deadlines in the development of remote activities, which ended up causing somehow in the teaching sickness, be it physical or mental.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020
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