Título: | Adoecimento no trabalho docente em tempos de pandemia : impactos na saúde dos professores dos anos iniciais de uma escola da rede pública do DF |
Autor(es): | Andrade, Elizabete Rodrigues da Silva de |
Orientador(es): | Freitas, Maria da Conceição da Silva |
Assunto: | Professores - saúde covid-19 Professores de ensino fundamental Escolas públicas Bem-estar no trabalho |
Data de apresentação: | 18-Dez-2020 |
Data de publicação: | 9-Abr-2021 |
Referência: | ANDRADE, Elizabete Rodrigues da Silva de. Adoecimento no trabalho docente em tempos de pandemia: impactos na saúde dos professores dos anos iniciais de uma escola da rede pública do DF. 2020. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O tema deste trabalho é o Adoecimento no trabalho docente em tempos de pandemia:
impactos na saúde dos professores dos anos iniciais de uma escola da rede pública do
Distrito Federal. O objetivo geral é refletir sobre os impactos da pandemia COVID-19
na saúde física e emocional dos professores de uma escola pública de Ensino
Fundamental dos anos iniciais. Nos objetivos específicos buscou-se identificar nas
narrativas dos docentes a presença de aspectos subjetivos e objetivos tais como: medos
de demissão, a falta de domínio das tecnologias de ensino remoto, medo de morrer de
COVID-19; e aspectos objetivos tais como: aumento do tempo de trabalho, cuidado
com o desempenho dos alunos; identificar nas narrativas, aspectos relacionados à saúde
física como: dores no corpo, distúrbios de vista; identificar a presença ou ausência de
tecnologias educacionais que amparem o trabalho docente como: Internet, tablets,
notebooks, banda larga etc. Como metodologia, método adotado foi o estudo
monográfico, por meio do qual utilizou-se procedimentos variados de coleta de dados:
quantitativos e qualitativos. Essa escolha metodológica permite ampliar a compreensão
dos dados coletados. Nos resultados busca-se observar nas respostas das professoras se
houve aumento de trabalho, aspectos subjetivos e objetivos, ausência de tecnologias
educacionais, que possam contribuir para uma possibilidade de adoecimento docente. |
Abstract: | The theme of this work is Illness in teaching work in times of pandemic: impacts on the
health of teachers in the initial grades of a public school in the Federal District. The
general objective is to reflect on the impacts of the COVID-19 pandemic on the physical
and emotional health of teachers at a public elementary school in the early grades. The
specific objectives sought to identify in the teachers' narratives the presence of
subjective and objective aspects such as: fears of dismissal, lack of mastery of remote
teaching technologies, fear of dying from COVID-19; and objective aspects such as:
increased working time, care for student performance; identify, in the narratives, aspects
related to physical health such as: body pain, vision disorders; identify the presence or
absence of educational technologies that support teaching work such as: Internet,
tablets, notebooks, broadband etc. As a methodology, the method adopted was the
monographic study, through which varied data collection procedures were used:
quantitative and qualitative. This methodological choice allows to expand the
understanding of the collected data. In the results, it is sought to observe in the teachers'
responses if there was an increase in work, subjective and objective aspects, absence of
educational technologies, which may contribute to a possibility of teacher illness. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020 |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.