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dc.contributor.advisorFreitas, Maria da Conceição da Silva-
dc.contributor.authorAndrade, Elizabete Rodrigues da Silva de-
dc.identifier.citationANDRADE, Elizabete Rodrigues da Silva de. Adoecimento no trabalho docente em tempos de pandemia: impactos na saúde dos professores dos anos iniciais de uma escola da rede pública do DF. 2020. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020pt_BR
dc.description.abstractO tema deste trabalho é o Adoecimento no trabalho docente em tempos de pandemia: impactos na saúde dos professores dos anos iniciais de uma escola da rede pública do Distrito Federal. O objetivo geral é refletir sobre os impactos da pandemia COVID-19 na saúde física e emocional dos professores de uma escola pública de Ensino Fundamental dos anos iniciais. Nos objetivos específicos buscou-se identificar nas narrativas dos docentes a presença de aspectos subjetivos e objetivos tais como: medos de demissão, a falta de domínio das tecnologias de ensino remoto, medo de morrer de COVID-19; e aspectos objetivos tais como: aumento do tempo de trabalho, cuidado com o desempenho dos alunos; identificar nas narrativas, aspectos relacionados à saúde física como: dores no corpo, distúrbios de vista; identificar a presença ou ausência de tecnologias educacionais que amparem o trabalho docente como: Internet, tablets, notebooks, banda larga etc. Como metodologia, método adotado foi o estudo monográfico, por meio do qual utilizou-se procedimentos variados de coleta de dados: quantitativos e qualitativos. Essa escolha metodológica permite ampliar a compreensão dos dados coletados. Nos resultados busca-se observar nas respostas das professoras se houve aumento de trabalho, aspectos subjetivos e objetivos, ausência de tecnologias educacionais, que possam contribuir para uma possibilidade de adoecimento docente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - saúdept_BR
dc.subject.keywordcovid-19pt_BR
dc.subject.keywordProfessores de ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.subject.keywordBem-estar no trabalhopt_BR
dc.titleAdoecimento no trabalho docente em tempos de pandemia : impactos na saúde dos professores dos anos iniciais de uma escola da rede pública do DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-09T13:31:02Z-
dc.date.available2021-04-09T13:31:02Z-
dc.date.submitted2020-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27195-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The theme of this work is Illness in teaching work in times of pandemic: impacts on the health of teachers in the initial grades of a public school in the Federal District. The general objective is to reflect on the impacts of the COVID-19 pandemic on the physical and emotional health of teachers at a public elementary school in the early grades. The specific objectives sought to identify in the teachers' narratives the presence of subjective and objective aspects such as: fears of dismissal, lack of mastery of remote teaching technologies, fear of dying from COVID-19; and objective aspects such as: increased working time, care for student performance; identify, in the narratives, aspects related to physical health such as: body pain, vision disorders; identify the presence or absence of educational technologies that support teaching work such as: Internet, tablets, notebooks, broadband etc. As a methodology, the method adopted was the monographic study, through which varied data collection procedures were used: quantitative and qualitative. This methodological choice allows to expand the understanding of the collected data. In the results, it is sought to observe in the teachers' responses if there was an increase in work, subjective and objective aspects, absence of educational technologies, which may contribute to a possibility of teacher illness.pt_BR
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