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Título: A legislação das províncias sobre a instrução pública no Império como fonte para a história da educação (1834-1889)
Autor(es): Vieira, Debora Vilela dos Anjos
Orientador(es): Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Assunto: Brasil - educação
Brasil - história - I Reinado, 1822-1831
Brasil - história - II Reinado, 1841-1889
História da educação
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 9-Abr-2021
Referência: VIEIRA, Debora Vilela dos Anjos. A legislação das províncias sobre a instrução pública no Império como fonte para a história da educação (1834-1889). 2020. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O Brasil Império foi um período singular no que diz respeito à educação, pois durante esse tempo a identidade do povo brasileiro começou a ser construída, bem como a noção de que tipo de cidadão querer-se-ia formar por meio da educação. O presente trabalho tem como tema central a legislação das províncias sobre a instrução pública nesse período marcante para a nossa nação. O objetivo geral desse trabalho, portanto, é responder a seguinte pergunta: “Que informações históricas podem ser obtidas na legislação educacional das províncias para uma escrita da História da Educação no Brasil Império?”. Para chegar à resposta dessa problemática, o presente trabalho se debruça em problematizar a legislação educacional enquanto fonte para a pesquisa em história da educação no Império e sistematizar as informações históricas mais relevantes que podem ser encontradas na legislação educacional das províncias do Império, enquanto possibilidades de pesquisa para a história da educação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020
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