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Título: A pedagogia dos multiletramentos no ensino de língua materna : uma alternativa à contemporaneidade
Autor(es): Wordell, Carolina Hosokawa
Orientador(es): Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro
Assunto: Letramento
Estudantes - autonomia
Educação de crianças
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 9-Abr-2021
Referência: WORDELL, Carolina Hosokawa. A pedagogia dos multiletramentos no ensino de língua materna: uma alternativa à contemporaneidade. 2020. 133 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Tendo em vista o surgimento de novasrealidades contemporâneas e a concomitante necessidade de alterações nos modos de apropriação e produção de conhecimentos e significados pelos indivíduos, o que demonstra as exigências sociais por sujeitos autônomos, que apresentem posicionamentos crítico-reflexivos em relação aos discursos, linguagens e demais recursos presentes na sociedade, pesquisa-se sobre a associação entre o ensino de língua materna e a pedagogia dos multiletramentos, a fim de se investigar a interface que pode ser estabelecida entre ambos e que favoreça o desenvolvimento de uma sala de aula responsiva à contemporaneidade, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que oportunize o engajamento discente no próprio processo de aprendizagem e de construção de sentidos. Para tanto, é necessário discorrer sobre o ensino de língua materna a partir de seus quatro eixos de ensino- aprendizagem: leitura/escuta, produção escrita e multissemiótica, análise linguística/semiótica e oralidade, considerando a perspectiva interacional da linguagem e de construção de significados; identificar como a pedagogia dos multiletramentos pode contribuir para a implementação de um ambiente que favoreça o engajamento e a autonomia dos alunos no agenciamento da própria aprendizagem; indicar a importância do desenvolvimento de sequências didáticas como um recurso de destaque no processo de mediação pedagógica, e apresentar propostas didáticas que favoreçam o engajamento discente no processo de construção do conhecimento e atribuição de significados, a partir do ensino de língua materna, pelo viés da pedagogia dos multiletramentos. Realiza-se, então, uma pesquisa de finalidade aplicada, de objetivo descritivo-exploratório, sob o método hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa e realizada com procedimentos, predominantemente, de pesquisa-ação. Diante disso, verifica-se que o ensino de língua materna, a partir da concepção dos multiletramentos, considerando a perspectiva interacionista (dialógica), enunciativo-discursiva da linguagem, apresenta possibilidades ao desenvolvimento efetivo de um espaço-tempo pedagógico responsivo à contemporaneidade, que oportunize o engajamento e autonomia dos educandos em seu processo de aprendizagem, uma vez que, a partir de trabalhos planejados, situados e intencionais com as multimodalidades semióticas, atribui àqueles a potência tanto de usuários funcionais dos recursos disponíveis, como de sujeitos analistas críticos dos discursos e linguagens, criadores de sentidos, e mais que isso, transformadores sociais.
Abstract: Regarding the emergence of new contemporary realities and the concomitant need for changes in the ways individuals appropriate and produce knowledge and meanings, demonstrating the social demands for autonomous people, who present critical-reflexive positions regarding discourses, languages and others resources present in society, this research is done on the association between mother tongue (or first language) teaching and the pedagogy of multiliteracies, in order to investigate the interface that can be established between both areas, so that the development of a classroom responsive to contemporaneity is favored, in the early years of elementary education, which would provide opportunities for student engagement in the learning process and creation of meanings. Therefore, it is necessary to discuss the teaching of the mother tongue from its four axes of teaching and learning: reading/listening, written and multisemiotic production, linguistic/semiotic analysis and orality, considering the interactional perspective of language and construction of significances; to identify how the pedagogy of multiliteracies can contribute to implement an environment that favors students' agency in their own learning process; to indicate the importance of the development of didactic sequences as an outstanding resource in the pedagogical mediation, and to present didactic proposals that favor student engagement in the process of building knowledge and attributing meanings, through the perspective of the pedagogy of multiliteracies and first language teaching. For those reasons, an applied-purpose research is carried out, with a descriptive-exploratory objective, under the hypothetical- deductive method, with a qualitative approach and with procedures, predominantly, of action- research. In face of that, it appears that the teaching of the mother tongue, from the conception of multiliteracies, considering the interactionist (dialogical), enunciative-discursive perspective of language, presents possibilities for the effective development of a pedagogical space-time responsive to contemporary times, which provide learners' engagement and autonomy in their own learning process, once that the intentional work with semiotic multimodalities attributes to the studentsthe status of functional users of the available resources, critical analysts of speeches and languages, creators of meaning, and more than that, social transformers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27193
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