Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Wordell, Carolina Hosokawa | - |
dc.identifier.citation | WORDELL, Carolina Hosokawa. A pedagogia dos multiletramentos no ensino de língua materna: uma alternativa à contemporaneidade. 2020. 133 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020 | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista o surgimento de novasrealidades contemporâneas e a concomitante necessidade
de alterações nos modos de apropriação e produção de conhecimentos e significados pelos
indivíduos, o que demonstra as exigências sociais por sujeitos autônomos, que apresentem
posicionamentos crítico-reflexivos em relação aos discursos, linguagens e demais recursos
presentes na sociedade, pesquisa-se sobre a associação entre o ensino de língua materna e a
pedagogia dos multiletramentos, a fim de se investigar a interface que pode ser estabelecida
entre ambos e que favoreça o desenvolvimento de uma sala de aula responsiva à
contemporaneidade, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que oportunize o engajamento
discente no próprio processo de aprendizagem e de construção de sentidos. Para tanto, é
necessário discorrer sobre o ensino de língua materna a partir de seus quatro eixos de ensino-
aprendizagem: leitura/escuta, produção escrita e multissemiótica, análise linguística/semiótica
e oralidade, considerando a perspectiva interacional da linguagem e de construção de
significados; identificar como a pedagogia dos multiletramentos pode contribuir para a
implementação de um ambiente que favoreça o engajamento e a autonomia dos alunos no
agenciamento da própria aprendizagem; indicar a importância do desenvolvimento de
sequências didáticas como um recurso de destaque no processo de mediação pedagógica, e
apresentar propostas didáticas que favoreçam o engajamento discente no processo de
construção do conhecimento e atribuição de significados, a partir do ensino de língua materna,
pelo viés da pedagogia dos multiletramentos. Realiza-se, então, uma pesquisa de finalidade
aplicada, de objetivo descritivo-exploratório, sob o método hipotético-dedutivo, com
abordagem qualitativa e realizada com procedimentos, predominantemente, de pesquisa-ação.
Diante disso, verifica-se que o ensino de língua materna, a partir da concepção dos
multiletramentos, considerando a perspectiva interacionista (dialógica), enunciativo-discursiva
da linguagem, apresenta possibilidades ao desenvolvimento efetivo de um espaço-tempo
pedagógico responsivo à contemporaneidade, que oportunize o engajamento e autonomia dos
educandos em seu processo de aprendizagem, uma vez que, a partir de trabalhos planejados,
situados e intencionais com as multimodalidades semióticas, atribui àqueles a potência tanto de
usuários funcionais dos recursos disponíveis, como de sujeitos analistas críticos dos discursos
e linguagens, criadores de sentidos, e mais que isso, transformadores sociais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes - autonomia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | A pedagogia dos multiletramentos no ensino de língua materna : uma alternativa à contemporaneidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-09T13:20:19Z | - |
dc.date.available | 2021-04-09T13:20:19Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27193 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Regarding the emergence of new contemporary realities and the concomitant need for changes
in the ways individuals appropriate and produce knowledge and meanings, demonstrating the
social demands for autonomous people, who present critical-reflexive positions regarding
discourses, languages and others resources present in society, this research is done on the
association between mother tongue (or first language) teaching and the pedagogy of
multiliteracies, in order to investigate the interface that can be established between both areas,
so that the development of a classroom responsive to
contemporaneity is favored, in the early years of elementary education, which would provide
opportunities for student engagement in the learning process and creation of meanings.
Therefore, it is necessary to discuss the teaching of the mother tongue from its four axes of
teaching and learning: reading/listening, written and multisemiotic production,
linguistic/semiotic analysis and orality, considering the interactional perspective of language
and construction of significances; to identify how the pedagogy of multiliteracies can contribute
to implement an environment that favors students' agency in their own learning process; to
indicate the importance of the development of didactic sequences as an outstanding resource in
the pedagogical mediation, and to present didactic proposals that favor student engagement in
the process of building knowledge and attributing meanings, through the perspective of the
pedagogy of multiliteracies and first language teaching. For those reasons, an applied-purpose
research is carried out, with a descriptive-exploratory objective, under the hypothetical-
deductive method, with a qualitative approach and with procedures, predominantly, of action-
research. In face of that, it appears that the teaching of the mother tongue, from the conception
of multiliteracies, considering the interactionist (dialogical), enunciative-discursive perspective
of language, presents possibilities for the effective development of a pedagogical space-time
responsive to contemporary times, which provide learners' engagement and autonomy in their
own learning process, once that the intentional work with semiotic multimodalities attributes to
the studentsthe status of functional users of the available resources, critical analysts of speeches
and languages, creators of meaning, and more than that, social transformers. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27193 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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