Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Etienne Baldez Louzada | - |
dc.contributor.author | Santos, Ana Caroline Alves do Amaral dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ana Caroline Alves do Amaral dos. O Jardim de Infância da Escola Normal de Brasília: vestígios de uma prática. 2020. 127 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho se volta para a investigação da história do Jardim de Infância anexo à Escola
Normal de Brasília (ENB), na década de 1970. O estudo divide-se em três capítulos, tendo o
primeiro a intenção de analisar o percurso histórico da educação infantil no Brasil e também
quais eram as orientações voltadas para as professoras do ensino pré-escolar na década aqui
investigada. No segundo capítulo, o objetivo é apresentar, por meio de estudos acadêmicos já
finalizados, como a Escola Normal de Brasília se constituiu, passando pelas três fases de
funcionamento do curso normal (CASEB, CEMEB e Escola Normal de Brasília). Por último, o
terceiro capítulo, no primeiro momento mostra a constituição dos jardins de infância do Distrito
Federal desde antes da inauguração de Brasília, através de artigos científicos publicados e
documentos oficiais.Já no segundo momento, persegue os indícios da prática docente do Jardim
de Infância da ENB, por meio de notícias de jornais, entrevistas, fotografias e redes sociais. É
possível apontar que existia um diálogo entre as práticas docentes do Jardim de Infância e as
que podem ser observadas nos manuais voltados para professoras da pré-escola, que circulavam
durante o período. Tal afirmativa se dá não somente pelos documentos oficiais encontrados
sobre a Escola Normal e seu Jardim de Infância, quanto por fotografias e cadernos de crianças
que frequentaram tal espaço. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jardim de infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - Distrito Federal | pt_BR |
dc.title | O Jardim de Infância da Escola Normal de Brasília : vestígios de uma prática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-09T12:18:50Z | - |
dc.date.available | 2021-04-09T12:18:50Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27191 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work focuses on investigating the history of the kindergarten attached to the Escola
Normal de Brasília (ENB), in the 1970s. The study is divided into three chapters, the first is
intended to analyze the historical path of education in Brazil and also what were the guidelines
for pre-school teachers in the decade investigated here. In the second chapter, the objective is
to present, through academic studies already completed, how the Escola Normal de Brasília
was constituted, going through the three phases of operation of the normal course (CASEB,
CEMEB and Escola Normal de Brasília). Finally, the third chapter, at first, shows the
constitution of the kindergartens of the Federal District since before the inauguration of Brasília,
through published scientific articles and official documents. In a second moment, pursues the
evidence of the teaching practice of the ENB Kindergarten, through news from newspapers,
interviews, photographs and social networks. It is possible to point out that there was a dialogue
between the teaching practices of the kindergarten and those that can be observed in the manuals
aimed at pre-school teachers, which circulated during the period. This statement is made not
only by the official documents found about the Escola Normal and its Kindergarten, but also
by photographs and notebooks of children who attended this space. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27191 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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