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Título: O Jardim de Infância da Escola Normal de Brasília : vestígios de uma prática
Autor(es): Santos, Ana Caroline Alves do Amaral dos
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Jardim de infância
Educação infantil
Professores - prática profissional
Educação - Distrito Federal
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 9-Abr-2021
Referência: SANTOS, Ana Caroline Alves do Amaral dos. O Jardim de Infância da Escola Normal de Brasília: vestígios de uma prática. 2020. 127 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho se volta para a investigação da história do Jardim de Infância anexo à Escola Normal de Brasília (ENB), na década de 1970. O estudo divide-se em três capítulos, tendo o primeiro a intenção de analisar o percurso histórico da educação infantil no Brasil e também quais eram as orientações voltadas para as professoras do ensino pré-escolar na década aqui investigada. No segundo capítulo, o objetivo é apresentar, por meio de estudos acadêmicos já finalizados, como a Escola Normal de Brasília se constituiu, passando pelas três fases de funcionamento do curso normal (CASEB, CEMEB e Escola Normal de Brasília). Por último, o terceiro capítulo, no primeiro momento mostra a constituição dos jardins de infância do Distrito Federal desde antes da inauguração de Brasília, através de artigos científicos publicados e documentos oficiais.Já no segundo momento, persegue os indícios da prática docente do Jardim de Infância da ENB, por meio de notícias de jornais, entrevistas, fotografias e redes sociais. É possível apontar que existia um diálogo entre as práticas docentes do Jardim de Infância e as que podem ser observadas nos manuais voltados para professoras da pré-escola, que circulavam durante o período. Tal afirmativa se dá não somente pelos documentos oficiais encontrados sobre a Escola Normal e seu Jardim de Infância, quanto por fotografias e cadernos de crianças que frequentaram tal espaço.
Abstract: The present work focuses on investigating the history of the kindergarten attached to the Escola Normal de Brasília (ENB), in the 1970s. The study is divided into three chapters, the first is intended to analyze the historical path of education in Brazil and also what were the guidelines for pre-school teachers in the decade investigated here. In the second chapter, the objective is to present, through academic studies already completed, how the Escola Normal de Brasília was constituted, going through the three phases of operation of the normal course (CASEB, CEMEB and Escola Normal de Brasília). Finally, the third chapter, at first, shows the constitution of the kindergartens of the Federal District since before the inauguration of Brasília, through published scientific articles and official documents. In a second moment, pursues the evidence of the teaching practice of the ENB Kindergarten, through news from newspapers, interviews, photographs and social networks. It is possible to point out that there was a dialogue between the teaching practices of the kindergarten and those that can be observed in the manuals aimed at pre-school teachers, which circulated during the period. This statement is made not only by the official documents found about the Escola Normal and its Kindergarten, but also by photographs and notebooks of children who attended this space.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27191
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