Título: | O que é processo de criação nas dissertações do Prof-Artes |
Autor(es): | Souza, Melyssa Morais de |
Orientador(es): | Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade |
Assunto: | Educação artística Projeto Prof-Artes Professores de arte - formação |
Data de apresentação: | 2019 |
Data de publicação: | 9-Abr-2021 |
Referência: | SOUZA, Melyssa Morais de. O que é processo de criação nas dissertações do Prof-Artes. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O trabalho abrange uma análise documental de teses de mestrado relacionado ao
projeto PROF-ARTES, que tem como objetivo capacitar professores da rede pública
de ensino, na área de Artes, para atuar na Educação Básica, com o propósito de
contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da disciplina em todo país,
promovendo discussões sobre o papel do desenvolvimento da disciplina na escola e
na comunidade. A proposta tem, também, um mestrado profissional em Artes, o qual
os professores da área são os protagonistas. Desse modo, alguns descrevem
processos de criação dentro da área e o que almeja ser alcançado. O objetivo é
investigar os processos de criação, como será explicado posteriormente. O processo
de criação, é quando artista expressa o próprio “eu”, pois está em constante
metamorfose e nunca pode ser vivenciado por outros da mesma forma. Com as
análises realizadas nas teses utilizadas, houve a necessidade de realizar
comparações de resultados no processo da pesquisa. O objetivo deste estudo é
analisar como os professores da Educação Básica desenvolvem os processos de
criação, chegando ou não no que se pretende alcançar com a capacitação
profissional do PROF-ARTES, que são desenvolvidas durante o semestre ou ano
letivo. De acordo com os resultados do estudo, foi possível chegar a conclusão que
o estudo de Artes é importante na vida acadêmica do aluno, e tanto como as demais
disciplinas são importantes e que mesmo que se venha realizar reproduções, não
como igual o produto primário, pois o resultado é modificado devido a vivencia de
cada um até que se chegue ao produto final. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019 |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.